quarta-feira, 18 de maio de 2016

T12 Massimo de 230 cavalos é a última moto de Massimo Tamburini




Massimo Tamburini, um dos mais famoso designers de motos, morreu em 2014, mas ainda guardava a sua última criação. Conhecido pelos desenhos de célebres modelos, como a Ducati 916 e a MV Agusta F4, o italiano trabalhava em seu último projeto quando morreu de câncer e seu filho, Andrea Tamburini, prosseguiu para tornar a T12 Massimo realidade. Depois de deixar a MV Agusta em 2008, o italiano teve de ficar 3 anos afastado do mercado de motos devido a seu contrato. Isso fez ele trabalhar em su própria moto e sem os limites que sofria ao trabalhar para fabricantes, como detalhes de homologação, limites de custos e bases para produção. Isso deixou sua imaginação "sem limites", disse o comunicado de lançamento da T12 Massimo. Com o apoio de um grupo de técnicos, desenhou as curvas e chassi da moto, escolhendo o motor BMW da S 1000 RR do Mundial de Superbike, capaz de render 230 cavalos de potência. O modelo só pode rodar em circuitos, não é homologado para rodar nas ruas, e seu peso é de apenas 154,5 kg. Uma das premissas do projeto foi a leveza.

BMW G 310 R tem preço definido para o mercado europeu



A BMW G 310 R teve o preço definido para o mercado europeu nesta terça-feira (17). O preço base anunciado na Itália, onde as vendas começam em outubro, é de 5.150 euros, equivalente a R$ 20.500 (cotação do dia). Prevista para chegar ao Brasil no 2º semestre, a motocicleta será montada pela empresa alemã em Manaus, em sua própria fábrica de motocicletas. A G 310 R é um dos principais lançamentos aguardados para o mercado brasileiro em 2016. O modelo começa a ser produzido mundialmente no 2º semestre e deve desembarcar por aqui no mesmo período. A base de produção será na Índia, onde a fabricação será feita em parceria com a indiana TVS. De lá, as peças virão ao Brasil para a montagem. O motor é um inédito monocilíndrico de 313cc, de refrigeração líquida, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. De acordo com a marca, atinge até 34,4 cavalos de potência e 2,85 kgfm de torque. Responsável por empurrar os 158,5 kg da motocicleta, o novo propulsor possui o cilindro inclinado para trás e cabeçote rotacionado a 180 graus, o que permitiu que a moto se tornasse mais ágil, segundo a fabricante. Sua suspensão dianteira é do tipo invertida, comum em modelos de maior cilindrada, e os freios são a disco em ambos os eixos. Os detalhes foram bem trabalhados e o modelo possui ambas carenagens laterais ao lado do tanque, dando a impressão de ser um modelo robusto. Freios ABS são de série na G 310 R.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Honda lança a inédita XRE 190 com ABS de série e preço de R$ 13.300,00



A Honda XRE 190 foi lançada nesta sexta-feira (5) como a principal aposta da marca para 2016, trazendo ABS de série e custa R$ 13.300,00 em versão única. Com a expectativa de ter 32 mil unidades vendida no período de 1 ano, a moto tem como proposta ser um modelo confortável para rodar na cidade, mas também pode encarar trechos de terra, como se fosse um “pequeno SUV”. “O modelo é basicamente urbano, mas tem suspensões para encarar qualquer obstáculo. Inclusive, obstáculos urbanos, como irregularidades no asfalto”, disse Alfredo Guedes, engenheiro da Honda. Essa capacidade off-road vem de sua linhagem: faz parte da família XRE, que até então tinha apenas o modelo de 300 cc. Integrante da categoria trail, que roda tanto no asfalto como na terra, o modelo se encaixa em um novo segmento entre a Honda Bros 160 e a XRE 300. Nenhuma outra marca tem motos nesta faixa de cilindrada. “Ouvimos muito os clientes que já têm uma Bros e queriam um ‘upgrade’, mas não conseguiam comprar a XRE 300”, explica Hayato Ikejiri, supervisor de planejamentos da Honda. Com 3 anos de garantia, a XRE 190 começa a ser vendida em junho com as opções de cores, vermelho, preto e verde, sendo todas perolizadas.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Honda NC 750X 2016 renovada chega ao Brasil



A Honda NC 750X 2016 renovada chegou ao Brasil, informou a fabricante de motocicletas. Para o novo modelo, a moto passou por alterações em seu visual, que ficou mais esportivo, e agora conta com LED em seu conjunto óptico. A empresa passa a oferecer 3 anos de garantia ao modelo que custa R$ 36.500 em versão única com freios ABS de série. Representante da categoria "crossover", com principais aptidões para rodar no asfalto, mas visual e ergonomia de uma aventureira, a moto recebe as principais mudanças desde seu lançamento em 2012. Uma das principais características da NC, que é o compartimento para cargas onde geralmente fica o tanque das motos, foi alterada. Ele ficou mais espaçoso e pode levar até 22 litros de volume. Para ter esse baú, o tanque de combustível da moto fica localizado embaixo do assento. Outra alteração ocorreu no painel, que tem novo desenho e ganhou tela de LCD maior. O item também traz a possibilidade de customização das cores emitidas no visor. Ainda na dianteira, o para-brisa está mais alto, aumentando a proteção aerodinâmica oferecida pela motocicleta.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

BMW confirma produção da G 310 R em nova fábrica própria no Brasil


A BMW Motorrad confirmou oficialmente nesta quarta-feira (4) a substituição da linha de montagem de motos, atualmente em parceria com a Dafra, por uma fábrica própria da marca em Manaus (AM). A nova planta será inaugurada no segundo semestre de 2016 e produzirá a inédita G 310 R, a primeira roadster da BMW com menos de 500 cilindradas. Além do lançamento que marca a estreia na baixa cilindrada, a nova linha da BMW montará também os outros 8 modelos que já são feitos localmente. A transição das operações da parceria com a Dafra, que começou em 2009, para a linha própria será feita de maneira gradual para não desabastecer o mercado. A nova fábrica deve gerar 170 novos empregos e produzir cerca de 10 mil unidades em 2017, afirmou a BMW. A informação havia sido antecipada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em abril. Segundo a entidade, o investimento será de US$ 25,8 milhões. Além da futura fábrica de motos, a BMW já possui unidade produtora de carros em Araquari (SC) no Brasil. Apesar de ainda não revelar o preço da G 310 R, a BMW promete valor atrativo. “Podem esperar um produto premium e também com preço premium, mas será acessível”, afirmou Stephan Schaller, presidente mundial da BMW Motorrad, ao G1 em novembro do ano passado.