Massimo Tamburini, um dos mais famoso designers de motos, morreu em 2014, mas ainda guardava a sua última criação. Conhecido pelos desenhos de célebres modelos, como a Ducati 916 e a MV Agusta F4, o italiano trabalhava em seu último projeto quando morreu de câncer e seu filho, Andrea Tamburini, prosseguiu para tornar a T12 Massimo realidade.
Depois de deixar a MV Agusta em 2008, o italiano teve de ficar 3 anos afastado do mercado de motos devido a seu contrato.
Isso fez ele trabalhar em su própria moto e sem os limites que sofria ao trabalhar para fabricantes, como detalhes de homologação, limites de custos e bases para produção.
Isso deixou sua imaginação "sem limites", disse o comunicado de lançamento da T12 Massimo.
Com o apoio de um grupo de técnicos, desenhou as curvas e chassi da moto, escolhendo o motor BMW da S 1000 RR do Mundial de Superbike, capaz de render 230 cavalos de potência.
O modelo só pode rodar em circuitos, não é homologado para rodar nas ruas, e seu peso é de apenas 154,5 kg. Uma das premissas do projeto foi a leveza.
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