sábado, 21 de fevereiro de 2015

Com novo visual e mais potente, BMW F 800 R é atualizada no Brasil



A BMW anunciou a chegada da renovada F 800 R, apresentada no Salão de Milão 2014, ao Brasil ainda no mês de fevereiro. Apesar de manter como base o mesmo conjunto, a moto teve visual renovado e sofreu incrementos em sua motorização. Com 2 cilindros, foi mantida a configuração com 798 cc de cilindrada, porém, a potência passou de 87 cavalos a 90 cv aos mesmos 8.000 rpm. Oferecida no Brasil em pacote único premium, o modelo naked tem preço sugerido de R$ 37.900, um acréscimo de R$ 1.000 em relação ao modelo anterior. Enquanto o a potência subiu, o torque se manteve em 8,7 kgfm, mas agora em uma rotação inferior, passando de 6.000 rpm para 5.800 rpm. De acordo com a marca, a velocidade final é de 200 km/h. Mesmo com alterações pontuais e importantes na mecânica, o que mais chama atenção na nova F 800 R é a guinada em seu visual. A moto abandou o tradicional farol assimétrico na dianteira por outro em formato de diamante. Também passou por alterações nas carenagens que envolvem o tanque e recebeu spoiler sob o motor. O painel também é novo. A altura em relação ao solo diminuiu em 10 mm (790 mm), enquantos eu entre-eixos é de 1.526 mm - o ângulo de cáster possui 64º. Os freios são de disco duplo flutuante na dianteira, com 320 mm de diâmetro e pinça com quatro pistões. Já na traseira, o disco, simples, é de 265 mm, com um pistão. De série, a moto conta com ABS, manoplas com aquecimento, controle da pressão dos pneus, computador de bordo, pisca em LED, cavalete central e tomada 12V. O peso em ordem da moto pe de 202 kg e seu tanque leva até 15 litros de combustível.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Yamaha MT-07



Por muito tempo a Yamaha foi assunto por sua falta de agressividade no mercado brasileiro, afinal, enquanto compete de igual para igual ou até supera a Honda em emplacamentos em outros países, por aqui, sua maior rival a vê de longe, como se fosse apenas um pontinho no retrovisor. Enquanto a Honda fechou 2014 com 80,35% do total de motos vendidas no país, a Yamaha, 2ª colocada, obteve só 12,57%. A chegada da MT-07 ao Brasil, no final de março é outra "arma" para reduzir tamanho desequilíbrio. A ofensiva da Yamaha começou com a nova linha 150, composta por Fazer e Crosser, e continuou com a MT-09 e, agora, segue com a MT-07. Não vai parar aí: “Vamos seguir com o planejamento de lançar ao menos um produto a cada 6 meses”, afirmou Márcio Hegenberg, diretor de marketing da Yamaha, durante a apresentação da MT-07. “Em 2014, enquanto o mercado de motos caiu, conseguimos crescer 8,6%”, disse Hegenberg. Com características de sua “irmã maior”, a nova moto tem uma proposta menos pragmática, ou seja, menos “coxinha” do que algumas rivais. Outro ponto positivo é a cilindrada extra de seu motor um atrativo e isso cobrando um pouco mais que outras do nicho. Com projeto 100% novo, a MT-07 parte de R$ 26.990, com motor de 2 cilindros e 689 cc capaz de gerar 74,8 cavalos de potência, o que a torna a mais potente entre as nakeds de 2 cilindros nesta faixa de cilindrada.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Triciclo anfíbio contra enchentes passa por testes nas Filipinas




Engenheiros fizeram um test-drive de um triciclo anfíbio, chamado de "Salamander", nesta quarta-feira (28), em Manila, nas Filipinas. O nome, que em tradução ao português significa salamandra, indica a capacidade do veículo de rodar na terra e na água. Segundo seus criadores, a empresa H20 Technologies, o modelo pode ser utilizado em resgates em enchentes. Movida à gasolina, a Salamandra vai custar cerca de US$ 4,5 mil no país é pode levar até 5 passageiros.

Honda lança NC 750X no Brasil por R$ 28.990


A Honda apresentou nesta quinta-feira (29) a nova NC 750X, que substitui a antiga NC 700X. De acordo com a empresa, o modelo começa a ser vendido nas lojas da empresa pelo país por R$ 28.990 (standard) e R$ 31.100 (ABS), ficando cerca de 5% mais cara. A expectativa de vendas é de cerca de 2 mil unidades em ano, com 20% das unidades sem ABS e o restante , 80%, com ABS, ambas com as cores preto e branca disponíveis. Em relação ao modelo anterior, a principal alteração está no motor, que ganhou mais cilindrada. O bicilíndrico passou de 670 cc de cilindrada, para 745 cc, ou seja, 75 cc. Segundo a fabricante, o foco das mudanças foi melhorar o consumo e performance. "O torque ficou 8% maior é a potência 4% mais alta", disse Alfredo Guedes, diretor de assuntos institucionais da marca. A NC 750X alcança 54,8 cavalos de potência e 6,94 kgf de torque. "O limite de giros também foi aumentado, chegando próximo aos 7.000 rpm", explica Alfredo Guedes. Para mostrar as diferenças do novo modelo, a moto foi cedida ao Instituto Mauá, que realizou testes. Os resultados mostram um consumo urbano de 30,52 km/l, enquanto a NC 700X faz 27,3 km/l. Na estrada, o gasto é praticamente o mesmo: 26,85 km/l, para 750, e 26,61 km/l, para a 700. A velocidade máxima subiu de 167,61 km/h para 174,7 km/h. Outra mudança ocorreu no painel, que ganhou indicador de marcha e novas funções , como consumo instantâneo e médio. O modelo segue com porta objetos, de 21 litros, no local onde fica normalmente o tanque. É possível levar um capacete integral ali. Para obter este espaços, o tanque de combustível foi deslocado para baixo do assento. Por falar no banco, este teve textura alterada, para oferecer melhor aderencia.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Scooter BMW C 600 Sport


Com o crescimento do segmento de scooters no Brasil, não são apenas os modelos de entrada e mais baratos que vem atraindo os olhares dos consumidores. Pensando no topo desta categoria, a BMW começou a vender no país o C 600 Sport, que custa R$ 52.000. O C 600 Sport seria como a “primeira classe” desse segmento, assim como seu principal concorrente: o Yamaha T-Max 530, vendido por R$ 42.500. Por fora, ainda corre o Suzuki Burgman 650, que custa R$ 42.900, mas oferece menos requinte e modernidade que os concorrentes. Estes modelos se posicionam um degrau acima do Dafra Maxsym 400i e Suzuki Burgman 400i, além de estarem andares acima de scooters de entrada como Suzuki Burgman 125 e Honda PCX 150, o scooter mais vendido do país. A proposta da BMW foi nítida: transferir acabamento e performance de sua linha premium para um scooter, o 1º da marca a ser vendido no Brasil. O resultado é um modelo de alto valor, o mais caro do segmento no país, e também o mais potente dentre os scooters, com 60 cavalos. O líder em vendas, PCX, por exemplo, tem apenas 13,6 cv. Por enquanto, a empresa vende somente a versão Sport do C 600 no mercado brasileiro, mas, no próximo ano, a BMW tem planos de expandir a sua linha de scooters com a chegado do C 650 GT. Como os próprios nomes indicam, o primeiro preza mais por um comportamento esportivo, enquanto o GT (Gran Turismo) foca em maior conforto.