segunda-feira, 2 de março de 2020

Além do scooter HD 300, Dafra terá mais 2 lançamentos em 2020


Completando 12 anos de história, a marca brasileira de motos Dafra espera ganhar novo fôlego no mercado nacional com ao menos 3 novidades importantes em 2020. O primeiro lançamento para o ano é o scooter HD 300, em março, mas mais duas motos chegam no segundo semestre. Sem revelar quais são esses produtos, a empresa destaca que sua origem deve vir dos dois principais parceiros internacionais da Dafra: a SYM, de Taiwan, e a TVS, da Índia. Com os 3 lançamentos de 2020, a empresa terá uma linha bastante renovada, se unidos as recém-chegadas NH 190 e Apache RTR 200. Não é segredo para ninguém que o maior sucesso da Dafra é o Citycom 300i. Mesmo com a chegada do HD 300, a empresa garante que seu "best-seller" continuará em linha. Quando chegou ao mercado, em 2010, o modelo "nadou" sozinho em um segmento de scooters de 300 cc sem concorrentes diretos, e somente nos anos recentes viu a chegada de adversários da Honda, Yamaha e Kymco. No entanto, a receita do sucesso não funcionou para a Cityclass 200i. Sem um parceiro reconhecido como a SYM por trás do projeto, o modelo não embalou no Brasil, e viu nesse meio tempo os scooters concorrentes, como o Honda PCX 150 e Yamaha NMax alcançarem números expressivos de vendas - atualmente, estão no top 15 de vendas de motos no Brasil. Seria então a hora de a Dafra ter um novo scooter de entrada? “Acho que já até passou um pouquinho do momento. A gente tem boas perspectivas de preencher aí melhor os nossos espaços com scooter em categoria que não está hoje", responde Teixeira. Se a Dafra vai lançar mais um scooter ainda este ano é um mistério, mas a expectativa é que, entre as novidades, surja o novo modelo mais vendido da marca.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Harley-Davidson lança Softail 'básica' de olho no mercado de customização



A Harley-Davidson revelou, nos Estados Unidos, a nova Softail Standard, uma opção mais 'básica' que conta com modelos como Fat Bob e Low Rider S. Com detalhes mais minimalistas, o modelo surge como uma opção interessante para customizadores. Ainda não há informações se o modelo será vendido no Brasil, e ele começa a ser vendido no mercado norte-americano por US$ 13.599. A Softail Standard conta com o motor Milwaukee-Eight 107, um V2 de 1.746 cc de cilindrada, que rende torque máximo de 15,2 kgfm. Com freios ABS de série, a moto possui rodas de 19 polegadas, na dianteira, e de 16 polegadas, na traseira. No pacote original de série, o guidão é alto e o assento do estilo monoposto.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Scooter Dafra HD 300 tem lançamento antecipado para março de 2020 no Brasil



O Dafra HD 300 vai ser lançado no Brasil em março para ser uma nova opção de scooter no mercado brasileiro, em um segmento que vem crescendo acima da média nos últimos anos. Depois da trail NH 190 chegar em 2019, a marca brasileiro vai expandir sua linha em 2020 com o "irmão" do Citycom 300i. O modelo estava previsto para chegar às lojas em maio, porém, a empresa acabou antecipando a data. De acordo com a Dafra, o objetivo é criar mais uma opção na faixa de 300 cc, e não substituir o Citycom. Entre as diferenças do HD 300 está o ABS de série, enquanto no Citycom o item é opcional. Com nova configuração de elementos, o HD 300 tem espaço embaixo do banco 27% maior que o Citycom, alcançando capacidade de 38 litros, além de ser 10 kg mais leve - com o total de 166,2 kg. O motor do HD 300 segue o mesmo, com 1 cilindro e 278,3 cc. De acordo com a marca, ele recebeu novos ajustes para atingir a potência máxima, de 27 cv, mais rapidamente. Assim como Citycom, Maxsym 400i, Next 300 e NH 190, o HD 300 faz parte da linha de produtos desenvolvida em parceria com a montadora taiwanesa SYM.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Honda CG 160 Titan S é lançada por R$ 11.490


A Honda CG 160 Titan S 2020 foi lançada no Brasil com preço de R$ 11.490, o que a torna a versão mais cara da moto mais vendida do país. Depois de aparecer como uma das novidades da empresa no Salão Duas Rodas 2019, o modelo chega às lojas e teve seu preço revelado. Veja todos preços da linha CG 160: CG 160 Start: R$ 8.990 CG 160 Fan: R$ 9.990 CG 160 Cargo: R$ 10.090 CG 160 Titan: R$ 11.090 CG 160 Titan S: R$ 11.490 Antes do Salão Duas Rodas, a Honda antecipou os detalhes da CG 160 S Titan e diversas edições especiais de suas motos, além de um conceito de scooter para o público feminino. No evento, a Haojue revelou uma concorrente para a Titan, a DR 160 FI, que chega em fevereiro de 2020 por R$ 12.295. A CG 160 Titan S traz novo grafismo com cores branco, preto e vermelho. Outro diferencial é roda de liga-leve com 5 aros nas cor vermelha. Seu motor continua o mesmo, com 162,7 cc de cilindrada, ele é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm. O modelo também conta com os freios do tipo combinado (CBS) de série, como exige a atual legislação. A montadora oferece 3 anos de garantia para a moto.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Moto controlada por gestos e que não cai é atração do Salão Duas Rodas


Já pensou controlar uma moto por gestos? No Salão Duas Rodas, isso é possível. Pelo menos no conceito Motoroid, uma das principais atrações da Yamaha no evento. O G1 testou o modelo antes da abertura para o público. Vale adiantar que moto e repórter (que nunca pilotou uma moto) passam bem. A aparição no Salão Duas Rodas é a primeira da Motoroid na América do Sul. Antes disso, dois anos atrás, ela foi mostrada ao mundo no Salão de Tóquio. “Essa é a visão da Yamaha para o futuro. Temos um modelo que anda sozinho e não tomba, reforçando a segurança”, disse Kinji Asamura, engenheiro de tecnologia da mobilidade da empresa. Ele veio do Japão apenas para demonstrar a Motoroid no Salão Duas Rodas. O funcionamento é relativamente simples. Duas câmeras na dianteira detectam o rosto do piloto. A partir daí, quatro pequenos LEDs azuis indicam que ela está pronta para ser conduzida. “É possível configurar o sistema para que a moto só funcione com o rosto do dono”, completou Asamura. Para auxiliar as demonstrações, uma tela lateral indica se a pessoa está dentro do campo de visão da moto. A Motoroid obedece a três comandos diferentes: fazendo o gesto de chamar alguém faz com que a moto avance. Para parar, basta espalmar a mão. Por fim, se quiser que ela retorne, é só afastar a mão, em direção a moto. No início, ainda no período de adaptação, alguns gestos acabam sendo confundidos. Porém, conforme piloto e máquina vão criando “intimidade”, tudo se torna mais natural. Outra funcionalidade da Motoroid é se equilibrar sozinha. Ela percebe um movimento de queda, e compensa isso, de forma semelhante ao de uma coluna humana. Dá para empurrar a moto, que ela não cai. Isso é feito usando as baterias e o próprio chassi da moto como um pêndulo. Por fim, ela ainda privilegia a ergonomia, com possibilidade de diferentes ajustes, de acordo com o corpo do piloto. Sim, é possível conduzir a Motoroid de forma “convencional”. Questionado sobre a possível chegada de uma moto como essa ao mercado, o engenheiro da Yamaha disse que “estão fazendo o possível para que seja em breve”, sem, no entanto, dar uma previsão. Ficou curioso? Durante o Salão Duas Rodas, a Motoroid terá três apresentações diárias. Elas acontecerão de acordo com a demanda, e serão comandadas por Asamura.