terça-feira, 24 de setembro de 2019

Honda lança edição limitada de 'moto dos anos 80' ao preço de R$ 80 mil



A Honda anunciou, no Reino Unido, o lançamento da CB1100 RS 5Four, modelo que é uma homenagem a motos dos anos 80. Utilizando como base a atual CB1100 RS, a motocicleta terá apenas 54 unidades produzidas ao preço de 15.554 libras cada - equivalente a quase R$ 80 mil. 50 anos atrás, em 1969, foi o ano da chegada da lendária CB750, com seu motor de 4 cilindros em linha com refrigeração a ar. Essa tradicional configuração teve seu auge na década de 1980 e é mantida até hoje na linha CB1100. Por enquanto, a moto será vendida apenas no Reino Unido e cada unidade será vendida apenas por encomenda. A customização da CB1100, que é produzida no Japão, será feita em parceria com a oficina 5Four Motorcycles no Reino Unido. Com estilo café-racer, a CB1100 RS ganhou suspensões Showa, freio radial de 4 pistões na dianteira e roda de alumínio de 17 polegadas. Seu guidão também é especial, assim como os retrovisores redondos. Toda a pintura da moto também é única, remetendo a modelos das décadas passadas. Até o símbolo da Honda é da nostálgica cor amarelo. O assento é artesanal, feito com costuras vermelhas. Como base, a série especial segue com o mesmo motor atual da CB1000. O 4 cilindros em linha, de 1.140 cc, rende 90 cavalos de potência e 9,27 kgfm de torque.

Honda Africa Twin ganha motor 1100 e chega a 102 cavalos de potência



A Honda apresentou nesta segunda-feira (23), na Europa, a nova geração da Africa Twin. Na linha 2020 vendida no exterior, a principal aventureira da marca ganhou novo motor de 1.084 cc e teve potência elevada: passando de 95 cavalos a 102 cavalos. Apesar de manter a identidade vista na Africa Twin, o modelo também teve seu visual revisto, além de ficar 5 kg mais leve. Ainda não há informações sobre quando a nova moto chegará ao Brasil, mas a vendas começam no continente europeu no final de outubro ao preço base de 14.990 euros. Principais novidades da Africa Twin 1100: Motor passou de 998 cc a 1.084 cc; Potência subiu de 95 cv a 102 cv; Torque foi de 99 a 105 nM; Peso ficou 5 kg mais leve, com 226 kg no total; Ergonomia revisada; ABS com atuação em curvas; Controle de "wheelie"; Painel tátil de 6,5 polegadas com conexão ao CarPlay. Mantendo a configuração de 2 cilindros em paralelo, com 8 válvulas, o motor foi renovado e ficou 7% mais potente, além de ter torque 6% maior. Apesar de ter ficado maior, o bicilíndrico recebeu componentes de alumínio e reduções de peso na transmissão, o que fez o conjunto câmbio-motor ficar 2,5 kg mais leve, na versão manual, e 2,2 kg mais leve, na opção com câmbio automático de dupla embreagem (DCT). De acordo com a montadora, o motor da Africa Twin também ganhou novo corpo na injeção eletrônica e o escape foi renovado. Agora, a moto incorpora válvula de controle de escape, o que contribui para melhorar o ruído em baixas rotações e melhorar o desempenho em altas rotações. Mesmo mantendo sua tradição off-road, a nova Africa Twin ficou indiscutivelmente mais moderna, ainda mais quando se fala no novo painel. Ele se tornou uma verdadeira central de informações da moto, transmitindo em tempo real como estão funcionando os sistemas da moto, detalhando, por exemplo, o modo de condução que está sendo utilizado. Utilizando Apple CarPlay e sistema bluetooth, o motociclista pode fazer chamadas de celular através de receptores instalados no capacete. Ainda como equipamentos, a Africa Twin 100 tem luzes diurnas de LED, e o controle automático de velocidade é de série. Na eletrônica, além dos já mencionados modos de condução e ABS, a Africa Twin 1100 tem o câmbio automático DCT como opcional, além de uma nova evolução do seu controle de tração. Como já acontecei com a CRF 1000L, a nova Africa Twin 1100 segue com a versão tradicional e a topo de linha Sports Adventure, que tem maior proteção aerodinâmica, suspensão mais longa e tanque de combustível com maior capacidade.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Dafra revela novo scooter e pequena aventureira no Festival Duas Rodas





A Dafra apresentou nesta quinta-feira (29) duas motos inéditas para o mercado brasileiro. O scooter HD 300 é a pequena aventureira NH 190 foram revelados no Festival Duas Rodas, que vai até o próximo domimgo (1°), em São Paulo. Os modelos fazem parte de um fortalecimento da parceria da marca brasileira com a taiwanesa SYM, que é responsável pelo desenvolvimento das motos. Além delas, a Dafra vende atualmente os scooter Citycom 300i e Maxsym 400i, e a urbana NEXT 300, que têm origem da SYM. A NH 190 será uma concorrente de Yamaha Crosser 150 e Honda XRE 190 e, inclusive, possui visual bem similar. O destaque é o para-lama dianteiro "bicudo" que dá um caráter aventureiro para a moto. Com freios combinados de série, a NH 190 tem luzes de LED e carregador USB. Seu motor tem 1 cilindro e 183 cc de cilindrada, com 4 válvulas, chegando à potência máxima de 18 cavalos a 8.500 rpm. Ele trabalha com câmbio de 6 marchas e possui torque máximo de 1,6 kgfm a 7.500 rpm. O scooter, previsto apenas para maio de 2020, chegará como um "irmão" do Citycom 300i, mas a Dafra garante que este continuará sendo vendido. Entre as diferenças do HD 300 está o ABS de série, enquanto no Citycom o item é opcional. Com nova configuração de elementos, o HD 300 tem espaço embaixo do banco 27% maior que o Citycom, alcançando capacidade de 38 litros, além de ser 10 kg mais leve - com o total de 166,2 kg. O motor do HD 300 segue o mesmo, com 1 cilindro e 278,3 cc. De acordo com a marca, ele recebeu novos ajustes para atingir a potência máxima, de 27 cv, mais rapidamente.

Ducati Panigale V4 S chega ao Brasil por R$ 109,9 mil



A Ducati apresentou nesta quinta-feira (29), durante a abertura do Festival Duas Rodas, a esportiva Panigale V4 S, que chega para substituir a atual 1299 Panigale. Como principal novidade, a moto tem um novo motor de 4 cilindros derivado do utilizado na MotoGP. O V4 substitui a tradicional configuração de 2 cilindros que a marca italiana costuma usar. Com 1.103 cc de cilindrada, o motor rende 214 cavalos de potência a 13.000 rpm e 12,6 kgfm a 10.000 rpm - para apenas 175 kg de peso. "Ouvimos o desejo dos clientes e acabamos mudando para o 4 cilindros", explica Diego Borghi, presidente-executivo da Ducati do Brasil. O pacote eletrônico tem, entre outros dispositivos, controle de arrancada, de tração, de freio motor, além de ABS com atuação também em curvas. Para o mercado brasileiro, a montadora escolheu trazer apenas a versão topo de linha, a S. A expectativa de vendas é de 50 unidades para 2019, todas serão montadas em Manaus.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Harley-Davidson lança linha 2020 com Low Rider S e LiveWire como destaques






A Harley-Davidson revelou nesta quarta-feira (21), nos Estados Unidos, sua linha 2020 globalmente. Além da LiveWire, sua primeiro moto elétrica, a marca lançou a Low Rider S, modelo que passa a integrar sua família Softail. Ainda não há confirmação de quais novidades vão chegar ao Brasil, mas a montadora já disse que planeja trazer a LiveWire ao país em em 2020. Outros destaques são a CVO Tri Glide e novas tecnologias que começam a ser empregadas pela montadora, como o controle de tração o sistema HD Connect, que permite ao usuário se conectar com sua moto por meio de aplicativo no smartphone. Antes da chegada do modelo ao mercado americano, que será em setembro, o G1 foi até Portland, nos Estados Unidos, para avaliar a LiveWire. O modelo é o primeiro de uma série de motos elétricas que estão em desenvolvimento pela montadora com o objetivo de diversificar seu portfólio e conquistar novos clientes. Com barulho que lembra o jato de um avião, a Harley elétrica tem motor de 105 cavalos de potência e faz de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Construída no chassi Softail, que tem modelos como Fat Bob e Fat boy, a Low Rider S resgata um nome de sucesso no passado da montadora americana. Em seu "coração" está o conhecido motor Milwaukee-Eight 114 da geração mais recente de propulsores da marca, com menor índice de vibração. De acordo com a montadora, a inspiração veio de modelos do estilo "Low Rider" dos anos 80, que surgiram no sul da Califórnia. O modelo conta com guidão alto estilo "motocross" e rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 16 polegadas, na traseira. Como novidade, a linha Touring 2020 traz a Road Glide limited no lugar da Road Glide Ultra. O modelo estradeiro vem de série com o motor Milwaukee-Eight 114, luzes diurnas de LED e novo sistema de freios ABS combinado. Dentro da linha de motos customizadas de fábricas, conhecidas pela sigla CVO, a novidade fica por conta do triciclo CVO Tri Glide. Com produção limitada, o modelo tem pintura especial e componentes exclusivos da linha. Seu motor é o Milwaukee-Eight 117. Além dos modelos específicos, a Harley-Davidson apresentou novidades tecnológicas para toda a sua linha - a disponibilidade vai variar de mercado a mercado. Por meio de aplicativo no smartphone, o H-D Connect permite ao usuário consultar informações em tempo real sobre sua motocicleta. É possível consultar remotamente as condições da moto, além de saber se a moto está sendo movimentada em um eventual roubo. A montadora também lança o pacote chamado de Reflex, que é composto de uma série de dispositivos de segurança. Eles vão desde um ABS evoluído, desenvolvido para curvas, ao controle de tração.