sexta-feira, 1 de março de 2019

Suzuki Katana tem patente registrada no Brasil



Um dos principais lançamentos mundiais da Suzuki nos últimos anos, a Katana teve sua patente registrada pela montadora no Brasil. O desenho da motocicleta foi publicada na edição desta semana da revista do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). Como aconteceu recentemente com a Honda CB 650R, as patentes são feitas no país por motivos de segurança da propriedade intelectual, mas isso quer dizer que os modelos serão necessariamente vendidos no mercado brasileiro. O G1 entrou em contato com a Suzuki no Brasil e aguarda um posicionamento oficial sobre a possibilidade de venda da Katana no mercado nacional. Caso venha ao Brasil, a Katana pode ser um concorrente da recém-lançada Honda CB 1000R.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Honda CB 1000R chega ao Brasil por R$ 58.690




A Honda CB 1000R foi lançada no Brasil nesta quarta-feira (27/02) por preço de R$ 58.690. Um dos modelos mais aguardados do ano, o moto da categoria naked chega em nova geração com motor de 998,4 cc e 141,4 cavalos de potência. Depois de ser registrada no país no ano passado, a motocicleta já havia sido anunciada para o mercado brasileiro junto a uma série de lançamentos da montadora, como os scooters Elite 125 e a nova geração do PCX 150. A CB 1000 R foi totalmente remodelada, ganhando um visual mais retrô que a precedente CB 1000 R. Na verdade, a estética da moto mistura linhas clássicas com futuristas. O modelo também ficou mais tecnológico, com acelerador eletrônico e 3 modos de pilotagem. A embreagem é assistida e possui sistema anti-deslizante, que evita seu travamento em reduções bruscas.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Yamaha Crosser 150 ganha ABS e parte de R$ 12.390


A Yamaha revelou o modelo 2019 da Crosser 150 no Brasil, que chega às lojas em março. Como principal novidade, a moto ganhou freio ABS na dianteira para cumprir a lei que obriga a presença do itens de segurança de frenagem em motos vendidas no país. Crosser 150 S: R$ 12.399 (custava R$ 11.390) Crosser 150 Z: R$ 12.599 (custava R$ 11.590) Além do ABS, o freio dianteiro ganhou disco maior na dianteira. Na traseira, o modelo abandonou o freio do tipo a tambor e agora também conta com disco. Sua principal concorrente, a Honda Bros 160, custa R$ 12.250, mas utiliza freio do tipo combinado; A Crosser é equipada com motor monocilíndrico de 149 cc flex, que entrega 12,2 cavalos de potência com gasolina e 12,4 cavalos com etanol. Desde 2016, as marcas de motos são obrigadas a incluir freio ABS ou CBS em parte das unidades novas. A partir de 1º de janeiro de 2019, a exigência pulou de 60% para 100% do total de motos novas fabricadas ou importadas para o Brasil. Apenas as com menos de 300 cc podem optar pelo CBS, enquanto as maiores devem incluir o ABS. No entanto, ainda será possível encontrar motos feitas em 2018 sem os equipamentos nas lojas.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Honda PCX 150 2019 chega ao Brasil com ABS por R$ 12.990


O Honda PCX 150, scooter mais vendido do Brasil, teve sua nova geração lançada no Brasil nesta terça-feira (22). Além de visual renovado, o modelo ganhou nova suspensão traseira, painel digital e agora passa a contar com freios ABS nas versões mais caras. 

Veja os preços do PCX 150 2019: PCX 150 CBS: R$ 11.620 (custava R$ 11.272) - prata metálico e azul perolizado PCX DLX ABS: R$ 12.990 (custava R$ 11.778) - branco perolizado PCX Sport ABS: R$ 12.990 (custava R$ 11.778) - prata metálico. 

Lançado em 2013 no país, o modelo vendeu mais de 133 mil unidades no mercado brasileiro. O novo visual do scooter já havia aparecido na Ásia no final de 2017, seguindo as mudanças também vistas no PCX híbrido e no elétrico. Ele ficou um pouco mais curto, passando de para 1.931 mm para 1.923 mm, e também está mais largo, com 745 mm contra 737 mm da versão anterior. A Honda reforçou sua presença no segmento de scooters no final do ano passado, com o lançamento do Elite 125. Para 2019, a montadora também planeja novidades em motos de alta cilindrada e vai apresentar a nova geração da CB 1000R. 

Veja as novidades do PCX 150: ABS para as versões DLX e Sport Nova, suspensão traseira, Pneus mais largos, Painel digital Visual totalmente renovado, Iluminação de LED e luz de condução diurna, Chave "inteligente" presencial nas versões DLX e Sport. Ao olhar a dianteira do PCX é possível ver a sua principal mudança estética. Apesar de o modelo como um todo manter a já conhecida identidade, o novo farol dianteiro tem uma recorte entre a parte de cima de baixo. O modelo também passa a contar com sistema de iluminação de LED e o painel digital é novo com tela de LCD. Se equiparando ao principal rival, o Yamaha NMax 160 (R$ 12.390), o PCX passa a contar no modelo 2019 com freios ABS, mas apenas nas versões mais caras DLX e Sport. Mas também continua oferecendo a versão de entrada com freios combinados (CBS). Outro diferencial para DLX e Sport é a chegada da chave "inteligente" presencial (Smart Key System), que já foi vista no SH 150i e SH 300i. Com ele, não é preciso usar a chave para girar a ignição antes de ligar o modelo. A Honda também fez mudanças na suspensão traseira do modelo. Os amortecedores receberam nova calibragem e 3 estágios de regulagem na tensão da mola. Além disso, os pontos de ancoragem dos amortecedores ao chassi e balança de suspensão foram modificados. O modelo teve alterações nas dimensões dos pneus, que agora estão mais largos. As medidas passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira (anteriormente 90/90-14 e 100/90-14). Além disso, as rodas ganharam novo desenho com 8 raios - antes, eram 5 raios. Como base, o PCX 150 continua com o mesmo motor de 1 cilindro e 149,3 cc de cilindrada. Movido à gasolina, ele rende 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgfm de torque a 5.000 rpm. De acordo com a montadora, o modelo pode fazer um consumo urbano de até 47,5 km/l. Seu câmbio é automático do tipo CVT e o tanque leva 8 litros de combustível.