quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Royal Enfield faz suas motos clássicas ficarem 'bombadas' com novo motor de 2 cilindros



A Royal Enfield manteve o visual clássico de suas motos no Salão de Milão 2017, mas deu uma "bombada" nelas com a introdução de seu novo motor de 2 cilindros. Até então, a empresa focava no motor de 1 cilindro visto nas conhecidas Classic 500, Bullet 500 e Continental GT 500. Agora, as novas Interceptor 650 e Continental GT 650 mostram planos mais ambiciosos da empresa de competir no segmento de maior cilindrada. O motor de 2 cilindros em paralelo é a base das duas motos, que também devidem o chassi. Ele tem 648 cc e rende potência máxima de 47 cavalos a 7.100. Seu torque máximo é de 5,3 kgfm eo câmbio de 5 marchas. O primeiro mercado a receber os modelos será a Europa, mas ainda sem uma data específica e nem os preços foram definidos. Questionada pelo G1, a montadora não confirmou se as motos serão vendidas no Brasil. De acordo com o executivo, as novas motos vão ajudar neste crescimento. Os modelos foram os primeiros desenvolvidos no novo centro de tecnologia da marca no Reino Unido, enquanto a sua produção será na Índia. Interceptor e Continental GT 650 possuem freios ABS de série, com freio a disco simples na dianteira e na traseira. O tanque pe de 12,5 litros. Em relação ao estilo, a Interceptor é uma típica moto clássica e a Continental GT 650, também retrô, possui estilo mais esportivo, que remete as café racers.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mais vendido no Brasil, scooter Honda PCX vira elétrico e híbrido no Japão


O Honda PCX, scooter mais vendido do Brasil, ganhou novas versões no Salão de Tóquio 2017. Nesta quarta-feira (25), a montadora apresentou o PCX Eletric e o PCX Hybrid e afirmou que ambos vão chegar às lojas em 2018, a princípio no mercado japonês e outros pontos da Ásia. "A Índia, por exemplo, obriga a venda de automóveis híbridos e elétricos no país. No caso de moto, ninguém obriga. Independentemente do requisito legal, queríamos propor um produto atrativo para a sociedade. É uma proposta da Honda para a sociedade", explica Takahiro Hachigo, presidente mundial da Honda, sobre os motivos de criação das novas tecnologias. Enquanto a opção elétrica não utiliza motor a combustão, o PCX híbrido faz uso da energia elétrica para ajudar no funcionamento do motor a gasolina. De acordo com a empresa, isso faz o modelo ganhar torque.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Kawasaki Versys-X 300 chega ao Brasil partindo de R$20.990,00



A Kawasaki começou a vender no Brasil a inédita Versys-X 300, seu primeiro modelo aventureiro de baixa cilindrada no país. O modelo utiliza como base o motor de 2 cilindros da Ninja 300 e será um concorrente da BMW G 310 GS, que deve desembarcar no mercado brasileiro em breve. O motor bicilíndrico de 296 cc foi alterado e ganhou 1 cavalos de potência, rendendo 40 cavalos na Versys-X e 2,6 kgfm de torque máximo - 0,2 kgfm a menos que a Ninjinha. Na embreagem, está presente o sistema o sistema Assitido e Deslizante, que evita travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha. Chassi e suspensões, de longo curso, foram feitos especificamente para a Versys, para dar o caráter aventureiro necessário. O posicionamento para o piloto segue este estilo, com guidão alto e pedaleiras que deixam as pernas relaxadas. O modelo utiliza rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, enquanto adota pneus de uso misto com câmera de ar. A Versys-X 300 2018 tem disco simples de 290 mm no freio dianteiro e disco simples de 220 mm no traseiro. O sistema ABS é opcional para a versão básica e item de série para a versão Tourer. Com velocímetro digital e indicador de marcha, o painel inclui hodômetro total e parcial, combustível restante, média de consumo, relógio, temperatura externa, temperatura do líquido refrigerante e indicador de pilotagem econômica (ECO). Os preços sugeridos variam de R$22.990,00 a R$26.990,00 dependendo da cor.

Moto BMW de 215 cavalos será lançada no Salão Duas Rodas 2017



A BMW revelou uma de suas atrações para o Salão Duas Rodas 2017, que acontece em São Paulo, de 14 a 19 de novembro. O modelo inédito será a HP4 Race, moto desenvolvida para rodar nas pistas, e que tem 215 cavalos de potência. Ainda sem preço definido, a esportiva terá apenas 750 unidades produzidas e em um processo artesanal de montagem. Apesar de ter sua origem na moto de rua S 1000 RR, a HP4 Race teve muitas alterações, inclusive, adotou chassi de fibra de carbono que pesa apenas 7,8 kg. Todo o seu conjunto tem apenas 171 kg, em ordem de marcha, e até as rodas são de fibra de carbono, o que possibilita uma redução de peso de 30% em comparação a rodas forjadas em liga-leve. Seu motor de 4 cilindros e 999 atende as especificações do Mundial de Superbike e alcança a potência máxima a 13.900 rpm, enquanto o pico de torque, de 120Nm, aparece aos 10.000 rpm. As suspensões tambem são de competição, com garfos invertidos FGR 300 e amortecedores TTX 36 GP, ambos componentes fabricados pela sueca Öhlins e também usadas na MotoGP, no Campeonato Mundial de Superbike. Para frenagem, a HP4 usa O sistema de freios, por sua vez, usa discos duplos de aço de 320 milímetros de diâmetro e 6,75 mm de espessura; pistões revestidos de titânio; e pinças de alumínio monobloco Brembo GP4 PR, com superfície niquelada. A moto conta com assistência de freio motor, com até 15 níveis de atuação, e sistemas eletrônicos de controle e assistência.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Honda e Yamaha se unem para expandir motos elétricas


Maiores rivais no mundo das motos, Honda e Yamaha anunciaram uma parceria no Japão, na cidade de Saitama, para expandir o uso de motos elétricas. Essa não é a primeira vez que as marcas se juntam, em 2016, elas anunciaram uma parceria para a fabricação de scooters. Neste novo negócio, as empresas vão realizar uma série de testes no projeto "E-Kizuna" para promover a utilização de veículos elétricos e buscar soluções para a mobilidade em áreas de pouco acesso ao transporte. Os testes utilizarão as tecnologias da Honda e da Yamaha e a infraestrutura existente na cidade de Saitama. Na próxima etapa do programa de teste, um esquema de compartilhamento de motocicletas EV deverá ser avaliado.