De uma só vez, a Kawasaki revelou 5 novidades para as ruas brasileiras em 2015, na última terça (30), mesmo com o mercado brasileiro de motos em baixa. Entre as novidades, estão as renovações da linha Versys, além das inéditas Ninja H2, Z300 e Vulcan S.
"Estamos enfrentando um momento crítico, mas vemos uma luz no fim do túnel e não desistimos do Brasil", disse Sataochi Ichi, líder de projeto da H2, no evento em São Paulo.
Apesar de a marca ter se concentrado nos 210 cavalos da H2, ao apresentar a linha 2015, a grande aposta da fabricante japonesa para o Brasil é, na verdade, a Z300, bastante aguardada pelos consumidores. A moto chega em julho e ainda não teve preço definido.
Em princípio, a superesportiva H2, que possui motor com compressor (saiba como funciona o sistema na coluna Dicas de Motos), servirá para fortalecer a imagem da marca. Ela será limitada a 28 unidades no país, ao passo que a Z300 deve fazer volume.
Utilizando a mesma base da pequena esportiva Ninja 300, mas adotando o estilo naked, a Z300 tem forte inspiração no visual da Z800. "Esperamos que seja nossa moto mais vendida no Brasil e o preço ficará um pouco abaixo do da Ninja 300 (atual líder da marca)", explica Ricardo Suzuki, consultor de marketing da Kawasaki do Brasil.
O valor sugerido para a Ninja 300 é de R$ 18.990, para a versão base, e R$ 21.990, para a com ABS.
Em 2014, foram vendidas 2.478 unidades da Ninja 300 no país. A Kawasaki não arrisca uma expectativa de vendas para a Z300, mas já sabe que elas serão rivais até certo ponto. "Deve haver canibalização entre a Z300 e a Ninja 300", acrescenta Suzuki.
Apesar da "enxurrada" de lançamentos, a empresa não faz previsões para 2015 e diz não saber se conseguirá superar os números do ano passado, quando vendeu 7.146 motos. "Em 2011, atingimos uma produção de 12 mil unidades em Manaus e acabamos fechando em 8 mil em 2014", explica Suzuki.
sábado, 25 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
MV Agusta assumirá operação no Brasil com subsidiária
A MV Agusta anunciou nesta segunda-feira (13) que assumirá as operações no Brasil a partir de 1º de junho. Desde 2011, a marca italiana era vendida no mercado nacional por meio da Dafra, depois de ficar ausente por cerca de 1 ano após rompimento com o Grupo Izzo.
A nova subsidiária brasileira cuidará da distribuição, pós-venda e comunicação, enquanto a Dafra continuará montando as motocicletas em Manaus.
A nova fase da MV Agusta faz parte parte de uma mudança global iniciada em 2014 a partir da parceria com a Mercedes-AMG, que agora tem 25% das ações da companhia italiana.
“Continuamos com a parceria com a Dafra, que possui grande experiência técnica na montagem e homologação de produtos para o mercado nacional e para nós isso é muito importante, especialmente pelos planos de ampliação de nossa linha de modelos para o mercado brasileiro”, afirmou em nota Vladimir Zaitseff, que comandará a subsidiária da MV Agusta.
“Cumprimos nosso papel de reintroduzir a marca no mercado nacional. Agora, a partir da reestruturação global a qual a companhia passa, seguimos com atribuições mais limitadas, o que nos permitirá concentrarmo-nos em outros projetos”, completou o gerente de marcas da Dafra, José Ricardo Siqueira.
Ducati Diavel é renovada no Brasil e parte de R$ 64.900,00
A Ducati lançou nesta quarta-feira (22) a nova Diavel para o mercado brasileiro, seguindo a renovação feita no modelo no ano passado na Europa. O modelo recebeu importantes mudanças, considerando que a moto fez sua estreia mundial em 2011.
No Brasil, os preços começam em R$ 64.900,00. Na configuração Carbon, o preço sobe para R$ 74.900,00. O modelo é montado na fábrica da marca em Manaus. A versão anterior era vendida a partir de R$ 59.900,00.
Entre as novidades, está a evolução do motor Testastretta 11º, de dois cilindros e 1198,4 cc. Apesar de manter a potência a 162 cavalos, agora a cifra máxima chega mais cedo a 9.250 rpm, enquanto a Diavel anterior ela aparecia a 9.500 rpm. Com as alterações, o comportamento do modelo deve ser menos arisco e mais linear.
Por outro lado, o torque teve alterações de valores absolutos, passando de 13 kgfm a 8.000 rpm para 13,3 kgfm, também a 8.000 rpm. De acordo com a empresa, o modelo também recebeu novos sistema de escape e assento, além de um renovado farol dianteiro.
O modelo traz ABS, controle de tração de modos de condução com alteração do comportamento do motor e sistema de segurança de série. Mesmo tendo visual semelhante a uma custom, a Diavel possui comportamento mais similar ao de uma naked, com pretensões esportivas.
domingo, 19 de abril de 2015
KTM 200 Duke deve custar cerca de R$ 15 mil no Brasil, diz marca
Ainda no início da sua nova operação no Brasil, em parceria com a Dafra, a austríaca KTM terá como modelos de maior volume no país as “pequenas” 200 e 390 Duke. De acordo com a empresa, o objetivo é alcançar 3 mil unidades somando as vendas das duas motos por ano e brigar produtos que estão na faixa de cilindrada de 250 cc a 500 cc.
Uma estimativa feita pela empresa ao G1 indica que a 200 Duke, prevista para chegar às lojas em junho, deverá custar cerca de R$ 15 mil, enquanto a 390 ficará em torno de R$ 21, com vendas começando em maio.
“Se a cotação do dólar se manter neste patamar atual, esse será a faixa dos preços”, disse José Ricardo Siqueira, gerente de marcas da Dafra, responsável pela operação nacional da KTM.
Pela capacidade dos motores e os possíveis valores, os modelos poderão competir em uma ponta com Honda CB 300R (R$ 12.893) e Yamaha Fazer 250 (R$ 13.125), e na outra com motos maiores, como a CB 500F (R$ 23.053). Apesar da cilindrada menor que as rivais, os motores austríacos acabem oferecendo cavalaria bem próxima das rivais, porém, trazendo conjuntos mais leves.
Além disso, a empresa aposta em acabamentos e equipamentos mais refinados para conseguir compensar o preço extra em relação às concorrentes. Por exemplo, as suspensões das Dukes são da marca WP, reconhecidas pela alta qualidade de funcionamento. Na dianteira, os amortecedores são do tipo invertido, algo que traz diferencial para o segmento de menor cilindrada.
Como base, 200 e 390 Duke possuem praticamente o mesmo conjunto, porém, com a principal na diferença nos motores, ambos com configuração de 1 cilindro.
Na 200 Duke, a cilindrada é de 199,5 cc e é capaz de render 25 cavalos de potência, enquanto os 373,2 cc da 390 chegam aos 43 cavalos de potência.
As concorrentes de motor maior, ficam bem próxima, com a CB 300R chegando a 26,53 cavalos, enquanto a CB 500F, de 2 cilindros, rende 50,4 cavalos.
sábado, 11 de abril de 2015
Suzuki revela a inédita Gixxer SF, uma utilitária com cara de esportiva
A Suzuki revelou a inédita Gixxer SF para o mercado indiano, utilizando a mesma base da Gixxer, que foi apresentada em 2014. Mantendo o motor de 1 cilindro e 155 cc, com refrigeração a ar, que rende 14,8 cavalos de potência e 1,42 kgfm de torque, o modelo recebeu carenagens. Apesar da cara de esportiva, a SF mantém suas características de moto utilitária.
Com peso de 139 kg e tanque de 12 litros, a moto possui freio a disco, simples, na dianteira, e a tambor, na traseira. Para a versão de lançamento, a marca preparou uma edição especial MotoGP, com coloração que remete ao modelo utilizado pela empresa no Mundial de Motovelocidade.
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