Em um segmento no qual a cifra dos R$ 100 mil é facilmente ultrapassada, as motos customizadas são praticamente inacessíveis para a principal fatia de consumidores destes veículos no Brasil, que rodam em modelos de baixa cilindrada. Para tentar conquistar este público, o ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques, especialista em personalização, criou modificações para motos "populares", mais especificamente as Honda CG 125 e 150, a partir de R$ 10 mil -incluindo o valor do veículo.
"Queremos democratizar a cultura da customização", afirma Marques, que ficou conhecido por personalizações como a moto folheada a ouro e a que solta fogo, ambas custando centenas de milhares de reais.
O projeto surgiu de uma parceria com Tony Marx, da marca de acessórios automotivos Chimpa, que incentivou o customizador a entrar no mundo das motos de menor cilindrada. "No começo, o Tarso não se empolgou muito com a ideia, mas foi percebendo que poderia ser interessante", conta Marx. "O resultado final acabou superando todas as expectativas", diz Marques.
Os pacotes partem de R$ 9.990 e chegam até R$ 15.900, incluindo o custo das motocicletas zero quilômetro, modelo 2014. As vendas começaram no início deste mês na própria Chimpa TMC, localizada na Vila Olímpia, na capital paulista, além de concessionárias Honda Japauto no estado de São Paulo.
Mecanicamente, as motos permanecem inalteradas. A personalização no estilo Café Racer, que está em alta no Brasil, surgiu no Reino Unido nos anos 60, no qual motos naked (sem carenagens) esportivas eram utilizadas em deslocamentos rápidos de uma cafeteria a outra, daí este nome. Ela custa R$ 9.990 para a CG 125 e R$ 14.900 para a CG 150.
As Scramblers são um tipo de moto com visual clássico que, apesar de possuírem conjunto similar a uma moto de asfalto, trazem escapamento alto, rodas raiadas e pneus para encarar terra. Esse estilo só está disponível para a CG 150, por R$ 15.900.
Em princípio, o portfólio da TMC Chimpa oferece três variações para o segmento Café Racer: Gulf, John Player Special e Martini. Conheça abaixo as diferenças.
Estilo inspirado nos carros esportivos de corrida dos anos 60. O conjunto segue os princípios Café Racer, com uma bolha arredondada envolvendo o farol dianteiro. A cor principal é o azul claro, com acabamentos laranja e preto. O assento é marrom, enquanto chassi e motor foram pintados de preto.
A inspiração veio do bólido de Fórmula 1 dos anos 70, com conjunto predominantemente preto e detalhes em dourado. O assento é bege. O modelo segue os mesmos detalhes da Gulf, com motor pintado de preto.
Baseado nos automóveis de corrida franceses dos anos 60, este pacote possui coloração branca com detalhes azul e rosa. Assim como a John Player Special e a Gulf, possui chassi e motor pretos.
sábado, 11 de outubro de 2014
sábado, 4 de outubro de 2014
Suzuki entra na briga das nakeds 1000 com a inédita GSX-S1000
Na abertura do Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, a Suzuki apresentou a inédita GSX-S1000, nesta terça-feira (30). Com o lançamento, a marca entra na briga do segmento das nakeds de 1000 cc com características esportivas, como BMW S 1000 R, Kawasaki Z1000, Triumph Speed Triple, Honda CB 1000R, entre outras.Utilizando como base a superesportiva GSX-R1000, a fabricante criou uma nova moto que deixa o motor à mostra, fato tradicional das nakeds, e com visual agressivo. A família ainda se expandiu com a chegada da GSX-S1000F, versão sport-touring da GSX-S1000.
Os dados técnicos das novas motocicletas ainda não foram divulgados pela Suzuki.
Para se tornar mais apta para longas viagens, a moto recebeu semi-carenagem e bolha na dianteira, itens para tornar longas viagens mais agradáveis. Enter outras novidades, a fabricante japonesa também apresentou a V-Strom 650XT, opção mais aventureira da tradicional maxtrail.
Com 160 cavalos, KTM 1290 Super Adventure faz estreia em Colônia
A KTM revelou no Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, a inédita 1290 Super Adventure. O modelo trata-se de uma evolução aventureira 1190, que ainda continua em linha, que recebeu motor maior e mais potente. Utilizando como base o bicilíndrico da naked esportiva 1290 Super Duke, a Super Adventure se tornou a aventureira mais potente da atualidade.Para equipar a novidade, o motor de 1.301 cc da Duke foi modificado, ganhando em linearidade e reduzindo a potência máxima: passou de 180 cavalos para 160. Mesmo assim, a cifra é suficientes para deixar as concorrentes para trás. A maior referência do segmento, a BMW R 1200 GS, tem 125 cavalos, enquanto a Ducati Multistrada, a mais potente até então, rende 1250 cavalos.Em relação à 1190 Adventure, a diferença é de 12 cavalos, já que a moto possui 148 cv de potência declarada. Apesar da extrema brutalidade dos números, a KTM afirma que a Super Adventure é uma moto segura, inclusive, "a mais segura da atualidade". Para isso, a moto possui um sistema eletrônico de estabilidade avançado.
Freios ABS, que também funcionam em curvas, freios combinados, controle de tração trabalham integrados para evitar que a moto e seu piloto caiam. A moto ainda possui suspensões eletrônicas semi-ativas e controle de segurança para rampas, ajudando o motociclista a começar o movimento em locais íngremes e em manobras com passageiros e bastante carga.
De acordo com a Dafra, que atua como parceira comercial da asutríaca KTM no Brasil, ainda não há previsão para a chegada da nova aventurereira ao país.
Yamaha MT-07 ganha versão mais descolada para o Salão de Colônia
Um dos principais lançamentos de 2013 da Yamaha, a MT-07 terá uma nova versão para fazer estreia no Salão de Colônia 2014 - Intermot, na Alemanha, que começa nesta terça-feira (30). Chamada de MotoCage, a motocicleta recebeu uma espécie de customização de fábrica, com diversos novos detalhes, inspirada no mundo "stunt" de manobras radicais no asfalto.
Além de uma pintura especial, com destaques em vermelho, contrastando com cinza e preto, a MT-07 recebeu protetores de motor e mãos, pequena bolha na dianteira e novo desenho do assento do passageiro deixaram a naked com uma pegada mais esportiva e descolada. Como opcional, a marca disponibiliza escapamento da Akrapovic desenvolvido para a moto.
A base mecânica segue a mesma da MT-07 tradicional, com motor de 2 cilindros e 689 cc, que é capaz de gerar 74,8 cavalos de potência e 6,9 kgfm de torque.
Além da inédita MotoCage, a Yamaha mostrará em Colônia a atualização da naked XJR1300, além de uma nova versão, chamada de XJR1300 Racer.
BMW apresenta nova geração da S 1000 RR, que chega a 200 cavalos
A BMW foi a primeira marca a apresentar novidades no Salão de Colônia 2014 (Intermot) nesta terça-feira. Em casa, na Alemanha, a fabricante reservou um pacote de novidades para a feira, entre os quais, a nova geração da S 1000 RR, sua principal esportiva, que chega agora a 200 cavalos de potência. Além disso, marca renovou R 1200 R e mostrou inédita R 1200 RS.
Mantendo a essência do modelo lançado em 2009, a marca alemã fez importantes avanços na S 1000 RR, também realizando retoques em seu visual. Além de melhorar a entrega de torque do motor de quatro cilindros e 999 cc, que gera 11,5 kgfm, o modelo ganhou 6 cavalos de potência, chegando a 200 cavalos.
De acordo com a fabricante, alterações internas na geometria do propulsor; entre elas, com nova cabeça de pistão e melhorias nas válvulas. Novo sistema de exaustão, 3 kg mais leve, também ajuda no ganho de desempenho. No total, a nova S 1000 RR ficou 4 kg mais leve.
No entanto, as mudanças não ficaram somente no motor. O chassi foi modificado, ganhando nova estrutura, melhorando a rigidez e flexibilidade, afirma a BMW. Este novo arranjo gerou novas dimensões para a moto, com entre-eixos e ângulo de esterço alterados.
Para as suspensões, agora fica disponível novo sistema de sistema eletrônico de controle da suspenção (DDC), que já estava presente na HP4. O sistema ABS é de série na motocicleta, enquanto o controle de tração é opcional.
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