sábado, 5 de abril de 2014

BMW inicia produção de seu 1º scooter elétrico, o C Evolution


Depois de ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt em 2013, o primeiro scooter elétrico da BMW começou a ser produzido nesta sexta-feira (4), em Berlim, na Alemanha. As vendas do C Evolution têm início na Europa este mês por 15.000 euros, equivalente a cerca de R$ 47 mil (cotação do dia). Apesar de a empresa ter começado a vender o scooter C 600 Sport no Brasil, modelo com motorização movida a gasolina, ainda não há intenção do scooter elétrico no país, disse ao G1 o diretor da BMW Motorrad no Brasil, Federico Alvarez. O C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V. De acordo com a BMW, a aceleração do scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport e C 650 GT são nítidas. Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia. O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido. No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo. Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação. Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS. Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo. O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Kawasaki lança nova Z1000 no Brasil por R$ 48.990


Kawasaki apresentou neste domingo (30), em Sumaré (SP), a nova Z1000 para o mercado brasileiro. Com visual totalmente modificado, o modelo da categoria naked (sem carenagens) custa a partir de R$ 48.990 em sua linha 2015. A empresa também aproveitou para lançar a atualização da Ninja 1000, agora na versão Tourer, como já havia prometido no Salão Duas Rodas 2013, que tem valor de R$ 56.990 - ambas são montadas em Manaus. A Ninja 1000, modelo esportivo e estradeiro, passou por uma atualização, recebendo retoques no visual, além da importante adição do controle de tração e sistema de modos de potência ao conjunto. Para o modelo 2015, a Kawasaki resolveu disponibilizar no Brasil apenas a versão Tourer ABS, com sistema de freios anti-travamento e maletas laterais - as vendas das duas motos começam até o final de abril. No caso da Z1000, as alterações foram mais profundas, ganhando visual totalmente diferenciado. Passando por modificações no conjunto, desde a das suspensões, até o motor, a nova Z1000 manteve a cilindrada em seu tetracilíndrico, com 1.043 cc - as novidades do motor também valem para a Ninja 1000, já que ambas devidem o mesmo tetracilíndrico. No entanto, o motor rende 142 cavalos de potência, contra 138 cavalos de sua antecessora. Com freios ABS como opcional, a empresa optou por não equipar a moto com controle de tração. No visual, grandes mudanças, com novas carenagens nas laterais do tanque, mas, a principal ocorreu na dianteira com farol estilizado que lembra uma máscara. Sua posição de pilotagem se tornou mais esportiva, com o guidão posicionado de modo mais baixo e mais avançado. O tanque aumentou dois litros, passando de 15 litros para 17 litros.

Ducati lança Hypermotard e Hyperstrada no Brasil



A Ducati anunciou nesta terça-feira (1) o lançamento da nova linha Hyper para o Brasil, que possui os modelos Hypermotard, Hypermotard SP e Hyperstrada. Revelada no Salão de Milão 2012, a nova geração da gama tem preços variando de R$ 51.900 a R$ 64.900. Com as vendas começando em abril, as motos são importadas da Itália e possuem como base motor bicilíndrico de 821 cc e 110 cavalos de potência. Os modelos se encaixam no segmento das supermotard ou supermotos, caracterizados por motos com visual off-road, mas desenvolvidas para ter grande performance no asfalto. No Salão Duas Rodas 2013, a empresa já havia apresentado as motos para o Brasil. Para controlar a força do motor de dois cilindros, batizado de Testastretta pela marca, a empresa equipou a linha Hyper com tecnologias de suas motos superesportivas. O "Pacote de Segurança Ducati" possui freios ABS (3 níveis), controle de tração (8 níveis) e modos de pilotagem integrados. As opções de pilotagem são divididas em três ajustes: Urban, Touring e Sport. Na opção mais dócil, a Urban, a motor entrega 75 cavalos de potência. No Touring e no Sport, os 110 cavalos são alcançados, porém, a resposta do acelerador é mais branda no primeiro, ao passo que toda esportividade aparece no segundo. Além disso, os modos de potência também interferem no funcionamento do ABS e do controle de tração, deixando-os mais ativos no Urban e progressivamente mais permissivos em Touring e Sport. Quando foi revelada no Salão de Milão 2012, a nova geração da linha trouxe como grande novidade a adição da Hyperstrada. Até então, o modelo possuía apenas versões da Hypermotard, com características de uma supermotard clássica. Com a chegada da Hyperstrada, a Ducati oferece uma opção mais estradeira para a linha. A moto possui guidão mais alto que o da Hypermotard, além de para-brisas para proteger do vento. Seu assento é mais amplo e o modelo traz de série duas maletas laterais para levar bagagens. Com estas diferenças, a Strada se tornou a mais pesada da família, com 181 kg, enquanto a Hypermotard tem 175 kg e a SP 171 kg. Seu pneu pneu é o Pirelli Scorpion Trail. Enquanto a Hyperstrada é indicada para longas viagens, a Hypermotard SP possui o pacote mais esportivo das três. Utilizando a sigla da Ducati reservada a modelos radicais para rodar em circuitos, a SP faz uso da base da Hypermotard, mas recebendo elementos mais requintados. Os modos de pilotagem mudam para a SP e são Race (110 cv), Sport (110 cv) e Wet (75 cv). As suspensões foram alteradas, ganhando maior curso, e os garfos dos amortecedores dianteiros são Marzocchi. Na traseira, a empresa adotou monoamortecedor da marca Öhlins - ambos permitem vários tipos de ajustes. A SP ainda possui para-lama dianteiro e as tampas da correia do comando em fibra de carbono, cilindro principal radial na dianteira, alavanca de ajuste de 5 pontos, assento exclusivo com superfície especialmente texturizada e painéis costurados na horizontal para maior aderência. O pneu da Hypermotard SP é o Diablo Pirelli Supercorsa SP, mais esportivo que o Pirelli Diablo Rosso II.

sexta-feira, 28 de março de 2014

BMW K 1600 GTL Exclusive


Para a linha K 1600, composta por GT e GTL, a fabricante prepara uma nova versão. A K 1600 GTL Exclusive será o modelo top de linha da família, que tem como base motor de seis cilindros em linha de 160,5 cavalos. Além de freios ABS, controle de tração, suspensões eletrônicas, já presentes nos outros modelos, a Exclusive possui o sistema Hill Start, que auxilia o motociclista a começar o movimento em subidas. Com acabamento e cores especiais, o modelo também traz apoios para os braços do garupa.

Com visual retrô, BMW R nineT será vendida no Brasil


Após começar as vendas do scooter C 600 Sport no Brasil, a BMW planeja mais lançamentos para 2014. Além das já confirmadas R 1200 RT, R 1200 GS Adventure e S 1000 R, a empresa vai lançar, ainda no 1º semestre, a naked (moto sem carenagens) com visual retrô R nineT e a K 1600 GTL Exclusive, versão top de linha da estradeira. No total, seis modelos estão na lista de lançamentos da marca para o ano, todos importados da Alemanha. "Apesar dos lançamentos, nosso foco em 2014 será melhorar todo o serviço de pós-vendas", disse Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad do Brasil. De acordo com o executivo, a rede de concessionárias passará de 34 pontos para 40 até o dezembro. A R nineT foi criada para comemorar os 90 anos da divisão de motos da empresa, completos em 2013, e aposta em linhas retrô. Buscou inspiração no primeiro modelo da empresa, a R 32, de 1923, com a qual compartilha o estilo de motor. Como a R 32, a nineT utiliza o tipo boxer, com dois cilindros dispostos horizontalmente. O modelo utiliza conjunto moderno e o bicilíndrico é o mesmo da geração anterior da R 1200 GS. Com 1.170 cc de cilindrada e refrigeração a ar, o motor rende 110 cavalos de potência a 7.750 rpm e 12,13 kgfm de torque. A moto também traz chassi, suspensões e freios modernos, inclusive, com sistemas ABS. De acordo com a marca, o objetivo foi produzir uma moto purista e minimalista, deixando apenas o essencial, abrindo espaço para que o modelo seja customizado. O escape é do tipo com saída dupla e o assento monoposto, ao melhor estilo café racer, comum na década de 70. A velocidade máxima da nineT é superior a 200 km/h e a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A Nine T foi baseada no conceito Ninety R 90 S, de 40 anos atrás.