sábado, 16 de novembro de 2013

Honda faz 'cinquentinha' para comemorar 55 anos da Super Cub


A Honda lançou, no Japão, edição especial de moto para comemorar os 55 anos da primeira Super Cub C100, moto mais vendida da história, que já atingiu cerca de 85 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Para celebrar a data, a empresa criou a "cinquentinha" Little Cub 55º, baseada na Little Cub tradicional, que mantém o visual clássico do modelo para o qual faz homenagem. Disponível em duas cores, preto e vermelho, a Little Cub 55° traz um monocilíndrico de 49 cc. Com injeção eletrônica, a moto faz média de consumo de 113 km/l, a uma velocidade de 30 km/h, diz a empresa. O propulsor gera 3,4 cavalos de potência e 0,38 kgfm de torque. A expectativa da marca é vender cerca de 1.500 unidades da Little Cub no período de um ano, por 249.900 ienes, equivalente a US$ 2.500.

BMW cria versão policial do scooter elétrico C Evolution



Após ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt 2013, o 1º scooter elétrico da BMW foi transformado para exercer funções policiais, divulgou a marca alemã nesta sexta-feira (15). O C Evolution ganhou nova versão com luzes especiais, sirene e coloração diferenciada, e pode servir para patrulhas policiais, atendimento de bombeiros e outros usos militares. A base segue a mesma da versão do C Evolution tradicional, com motor elétrico que gera 47,5 cavalos de potência. De acordo com a marca, a velocidade máxima do scooter é de 120 km/h (limitada eletronicamente) e sua autonomia é de 100 km. 1º scooter elétrico da BMW Novidade mundial, o C Evolution tem aceleração superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport, que chega ao Brasil em 2014, e C 650 GT são nítidas. Regeneração de energia Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia. O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido. No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo. Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação. Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS. Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo. O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nova 'Vespinha' promete consumo de até 64 km/l




Um dos símbolos da Itália, a Vespa acaba de ganhar nova versão para a linha 2014. O grupo Piaggio, detentor da marca, lançou na Europa a nova Primavera, revivendo nome de modelo clássico de 1968. Apesar de manter visual similar aos modelos atuais, a empresa garante que a Primavera é totalmente nova e pode fazer consumo médio de até 64 km/l, rodando a velocidade de 50 km/h Esta média de gasto é referente aos motores de 125/150 cc, de 4 tempos, com tecnologia de 3 válvulas. Ainda há mais duas opções de motores: uma de 50 cc, 4 tempos, e outra também de 50 cc, mas de 2 tempos. A apresentação mundial da nova linha Primavera ocorreu na edição 2013 do Salão de Milão, o principal evento do setor no mundo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Suzuki mostra conceito de moto turbo, a Recursion


A Suzuki revelou nesta terça-feira (29) novidades que apresentará no Salão de Tóquio, em novembro, no Japão. Para o evento, a empresa preparou dois conceitos: a Recursion e a Extrigger. A primeira é uma moto semicarenada, equipada com motor de dois cilindros e 588 cc, com refrigeração líquida e utilização de sistema de turbo. Segundo a empresa, o objetivo da Recursion é ser um modelo de fácil condução e econômico. Além da esportiva, a também vai mostrar em Tóquio uma minimoto elétrica, a Extrigger. Possuindo chassi, de alumínio, similar ao de uma bicicleta, o modelo tem suspensões invertidas na dianteira e freio a disco em ambos os eixos.

sábado, 26 de outubro de 2013

Honda estuda ampliar a linha 700 no Brasil com a CTX 700


Após lançar a linha CB 500 no Brasil, com as opções CB 500F, CBR 500R e CB 500X, a Honda pretende ampliar a sua linha 700, composta atualmente apenas pela NC 700X no país. Entre as possibilidades, a que está mais próxima é a CTX 700N, modelo de estilo custom lançado com foco para o mercado norte-americano, onde o segmento é muito forte com a Harley-Davidson. Questionado pelo G1 sobre a possibilidade da moto chegar ao país, Alexandre Cury, gerente comercial da Honda, deu resposta afirmativa. "Estamos estudando, vemos espaço para a moto no Brasil", disse Cury. Além da opção N, a CTX conta com versão touring, com a adição de carenagens e bolha na dianteira, demonstrado aptidões mais estradeiras. "A previsão é para o primeiro semestre de 2014", completou Cury. A "família 700" é composta pelo total de 5 modelos, incluindo também o scooter Integra e a NC 700S, opção naked da 700X, que é uma crossover. Todas levam como base o motor de dois cilindros e 669,6 cc, que, na NC 700X vendida no Brasil, atinge 52,5 cavalos de potência e 6,4 kgfm de torque máximo. Este propulsor é originário da gama de automóveis da Honda, como se fosse um motor de Fit, que possui quatro cilindros, "cortado ao meio". Em relação à estrutura, as CTXs se diferenciam das NCs e do Integra, mostrando concepção mais para estrada, para se enquadrar nos segmentos custom e touring.