sábado, 19 de outubro de 2013

Para comemorar 90 anos, BMW Motorrad aposta em moto retrô



No momento em que completa 90 anos de história, a BMW Motorrad, divisão de motos da marca alemã, apresentou nova moto para celebrar a data. A inédita R nineT aposta em linhas retrô e buscou inspiração no primeiro modelo da empresa, a R 32, de 1923, com a qual compartilha o estilo de motor. Como a R 32, a nineT possui motor do tipo boxer, com dois cilindros dispostos horizontalmente. No entanto, a nineT utiliza conjunto moderno e o motor é o mesmo da geração anterior da R 1200 GS. Com 1.170 cc de cilindrada e refrigeração a ar, o motor rende 110 cavalos de potência a 7.750 rpm e 12,13 kgfm de torque. A moto também traz chassi, suspensões e freios modernos, inclusive, com sistemas ABS. De acordo com a marca, o objetivo foi produzir uma moto purista e minimalista, abrindo espaço para que o modelo seja customizado. O escape é do tipo com saída dupla e o assento monoposto, ao melhor estilo café racer. A velocidade máxima da nineT é superior a 200 km/h e a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Em maio, a BMW havia revelado o protótipo Concept Ninety R 90 S, baseado na R 90 S de 40 anos atrás. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands. 

Ducati confirma nova esportiva 899 Panigale para o Brasil


Apresentada mundialmente em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a inédita esportiva Ducati 899 Panigale chegará ao mercado brasileiro em 2014, confirmou a fabricante italiana ao G1. Nova integrante da "família Panigale", que já conta com a 1199 no país, a 899 será nova opção de cilindrada média para a categoria sport. O preço ainda não foi definido pela marca, que também não revelou se a moto será montada em Manaus em parceria com a Dafra, como já ocorre com Diavel e Monster 796. A previsão de início das vendas da 899 é para o segundo semestre do próximo ano. A confirmação da 899 para o Brasil ocorre logo após da Ducati fazer a apresentação mundial da Panigale 1199 S Senna no Salão Duas Rodas 2013, versão especial da 1199, que será exclusiva para o mercado brasileiro. A 899 Panigale possui motor bicilíndrico de 898 cc de cilindrada, que possui os cilindros dispostos em formato de "L", com refrigeração líquida e injeção eletrônica. De acordo com a empresa, gera 150 cavalos de potência a 10.750 rpm e 10,1 kgfm de torque a 9.000 rpm. Inédito dentro da gama da marca, este propulsor foi desenvolvido sob a base do da Panigale 1199. Na Itália, a 899 Panigale substituiu a antiga Ducati 848. O câmbio é de seis marchas e traz o "Ducati Quick Shift", sistema que torna a troca posições nas engrenagens mais rápido, sem necessidade de acionar a embreagem, quando se está subindo de marcha. Seu chassi é do tipo monocoque de alumínio, configuração na qual o motor faz parte do quadro, que é fixado no mesmo. Isso ajuda a diminuir o peso da moto, uma das principais características da Panigale, com apenas 169 kg a seco e 193 kg em ordem de marcha - seu tanque leva até 17 litros de combustível. As suspensões são do tipo "Big Piston Fork", na dianteira, que otimiza o desempenho "racing" da moto, acompanhada por monoamortecedor Sachs, na traseira - ambos com múltiplas regulagens. Visualmente, a 899 lebra muito a 1199, mas alguns detalhes como a balança duplobraço, que liga o chassi a roda traseira, mostram um modelo mais acessível. Na 1199, é utilizado um sistema monobraço. ABS, quick-shift, controle de tração, acelerador eletrônico, controle de freio motor e modos de potência estão presentes no pacote tecnológico da esportiva. Na Europa, o modelo chegou às lojas em outubro com as opções de cores branco ou vermelha. A 1199 Panigale está à venda no Brasil desde julho, por a partir de R$ 79.900.

BMW prepara dois lançamentos mundiais para o Salão de Milão



O Salão de Milão 2013, que ocorre de 7 a 10 de novembro, na Itália, terá dois lançamentos mundiais da BMW, informou a marca alemã nesta sexta-feira (18). De acordo com a empresa, dois modelos top de linha serão apresentados no evento, além de ser a primeira vez que o público poderá ver as recém-anunciadas R nineT e R 1200 GS Adventure. Com o scooter elétrico C Evolution, apresentado no Salão de Frankfurt, a empresa terá 5 novidades de sua linha 2014 expostas em Milão. Durante o Salão Duas Rodas 2013, em São Paulo, o G1 questionou o diretor da BMW Motorrad no Brasil, Federico Alvarez sobre possíveis lançamentos para o país. "Todas as novidades do Salão de Milão virão ao Brasil", disse Alvarez. No entanto, não ficou claro se serão apenas as estreias mundiais ou se todas as cinco novas motos da linha 2014 que serão lançadas no país Da lista, a R 1200 GS Adventure era aguardada, pois trata-se da evolução da 1200 Adventure já vendida no Brasil. A clássica R nineT, apresentada esta semana, faria sua estreia no país, assim como o C Evolution. Caso chegue ao Brasil, o scooter elétrico aumentaria a presença da BMW no segmento de scooters; o C 600 Sport, com motorização a combustão, acabou de ser lançado no Salão Duas Rodas.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Yamaha lança V-Max no Brasil, com 200 cv, por R$ 99 mil


"Atendendo a pedidos", a Yamaha confirmou nesta terça-feira (8) que venderá a radical V-Max no Brasil. O anúncio ocorreu na abertura do Salão Duas Rodas, em São Paulo, e traz de volta ao país um dos grandes ícones da empresa. Esta nova geração, lançada mundialmente em 2008, já havia aparecido na última edição do salão, mas a marca ainda não havia vendido por aqui. Ela será importada. O modelo tem motor V4 de 1.679 cc, que rende 200 cavalos de potência e 17 kgfm de torque. As vendas já começam por R$ 99 mil, mas as primeiras unidades só serão entregues em março de 2014. A marca também mostra no evento a FZ-09, também chamada de MT-09 em alguns países. Outra novidade da empresa para o mercado brasileiro, é o início das vendas do scooter T-Max 530, que chega importado por R$ 42.500.

domingo, 13 de outubro de 2013

BMW anuncia estreia no segmento de scooters no Brasil


A BMW apresentou nesta terça-feira (8) o C 600 Sport, modelo que marca a estreia da empresa no segmento de scooters no Brasil. De acordo com a fabricante, o C 600 chega ao mercado brasileiro no início de 2014. O lançamento ocorreu na abertura do Salão Duas Rodas, no Anhembi, em São Paulo. "Tem a potência de uma motocicleta e a utilidade de um scooter", diz Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad, a divisão de motos da montadora; assista, no vídeo ao lado. Alvarez diz que, no entanto, as vendas serão limitadas. "Infelizmente, não haverá maxiscooter para todo o público." O C600 Sport tem 60 cavalos de potência a 7.500 rpm e alcança 175 km/h. De série, o Maxiscooter vem com freios ABS e lanterna em LED. Ele pesa 249 kg em ordem de marcha. O preço ainda não foi divulgado pela montadora. Além do scooter, a BMW também anunciou a chegada da F 800 GS Adventure, versão mais radical da F 800 GS. O modelo chega em novembro por R$ 47.900.