terça-feira, 13 de agosto de 2013

Primeiras impressões: Dafra Roadwin 250R



O segmento de motos "esportivas de entrada” ganhou mais uma integrante. Já vendida nas concessionárias Dafra desde janeiro, a Roadwin 250R foi apresentada oficialmente na última quarta-feira (8), tendo como principal apelo o preço, cerca de 20% inferior ao das rivais Kawasaki Ninja 250R e Kasinski Comet GT 250 R. O modelo da Dafra é R$ 2.500 mais barato que o da Kasinski, que custa R$ 14.990, e R$ 3.050 mais em conta que a Kawasaki, vendida por R$ 15.540. Em contrapartida, as rivais trazem motores bicilíndricos com potência superior (33 cavalos na Ninja e 32 cv na Comet) em relação ao monocilíndrico de 24 cv da Dafra. Mesmo assim, a marca aposta alto na novidade: espera obter 30% de participação nesse mercado, que, segundo a empresa, deve atingir 1 mil unidades vendidas mensalmente. Em janeiro, a Kawasaki vendeu 324 Ninja e a Kasinski comercializou 304 exemplares da Comet. A Dafra ainda não tem os dados referentes aos exemplares da Roadwin vendidos no mês passado.

sábado, 3 de agosto de 2013

Empresa cria scooter elétrico com fibra vegetal que inclui maconha


A empresa holandesa Vaneko desenvolveu um scooter elétrico que traz em sua estrutura fibras de plantas, entre elas o cânhamo, elemento derivado da maconha. Produzido em Amsterdã, por meio de parceria com a equipe de designers Waarmakers, o Be.e pode atingir velocidade máxima de 55 km/h e sua autonomia é de 55 km, partindo com a carga completa. Similar a fibra de vidro, o composto também utiliza, além da cannabis, outras plantas, como o linho. O chassi é do tipo monocoque, ou seja, a própria estrutura exterior feita de fibras funciona como o quadro da moto. De acordo com a empresa, isto oferece resistência. A escolha dos materiais ocorreu por virem de fontes naturais e renováveis, informou a fabricante. O peso total do Be.e é de 95 kg e o scooter pode carregar até 180 kg, com espaço para dois ocupantes. Os freios são a disco na dianteira e na traseira. Com 5 anos ou limite 50.000 rodados para garantia, o veículo foi lançado na Holanda em junho e sua bateria tem longevidade de 2 mil recargas completas.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Triumph Rocket III 2300 - 2





Triumph Rocket III 2300 - 1





Uma motocicleta com o nome de foguete, Rocket, tem a responsabilidade de justificar a ousadia. Para fazer jus e merecer o batismo, foi equipada com nada menos que o maior motor de uma motocicleta de série do mundo. O gigantesco propulsor tem superlativos 2.294cm3 de cilindrada, distribuídos em apenas três cilindros em linha, ou o equivalente a quase três carros populares e meio empilhados, que acelera como um dragster. Tudo isso em um enorme volume de 2,5 metros de comprimento e 367kg de peso, quando abastecida. Um espanto, que chama mais a atenção que um disco voador. O modelo chega ao Brasil importado pela própria inglesa Triumph, que está instalada oficialmente no país desde outubro do ano passado, montando sua rede de concessionárias e chegará no Recife em dezembro deste ano. Uma moto para rodar preferencialmente nas estradas, já que no trânsito as avantajadas dimensões dificultam a fluidez dos deslocamentos. Toda a eventual dificuldade desaparece em um piscar de olhos, compensando com folga os perrengues do tumultuado trânsito, quando o foguete vai para seu hábitat. Caminhos desimpedidos e estradas. A posição de pilotagem é confortável, mas as pernas não ficam tão esticadas como em uma custom. Já o guidão é bastante largo, para facilitar as manobras, especialmente em baixas velocidades, quando geralmente a ventoinha do radiador entra em operação, brindando o piloto com a tortura de um jato de ar quente nas pernas. Entretanto, o grande prazer vem mesmo do motor. Uma verdadeira usina de força, com um descomunal torque de 22,6kgfm a apenas 2.750rpm. Significa que basta acelerar para que o propulsor responda imediatamente com um soco na boca do estômago do piloto, dando um salto para frente, explicando ao freguês a razão do nome foguete. Nas estradas, a situação se inverte completamente. A enorme Rocket impõe respeito e segue como uma locomotiva. Nas curvas, merece mais ponderação em função da elevada distância entre-eixos e volume. O extraordinário torque faz toda a diferença na pilotagem. Uma particularidade tão marcante que transforma o piloto em uma espécie de dependente do prazer das vigorosas arrancadas. Como se não bastasse, o motor, equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, desenvolve 148cv a 5.750rpm. Para frear o modelo manequim GG, a marca adotou o sistema ABS de série nas duas rodas. O visual tem o motor em destaque. Do lado direito, os cromados dos coletores do escapamento. Do outro lado, uma capa cromada do sistema de injeção. Em cima, o grande tanque de combustível, com capacidade para 24 litros. O conjunto óptico dianteiro tem dois faróis redondos. O painel é composto por dois relógios redondos, mas não tem computador de bordo. As rodas são de liga leve, com aro de 17 polegadas na dianteira para aumentar a agilidade. O aro traseiro é de 16 polegadas, calçado com um enorme pneu de 240mm de largura. A suspensão dianteira é invertida e a traseira com dois amortecedores. O preço sugerido é de R$ 69.900.