domingo, 26 de maio de 2013

Suzuki apresenta nova linha Boss



A Suzuki apresentou nesta sexta-feira (24), nos Estados Unidos, uma nova gama de modelos chamados de Boss - a grafia é B.O.S.S. As três opções de motos custom são a evolução da linha Boulevard, que conta com as novas M109R, C90 e C50. O destaque é a M109R Boss, que motor V2 de 1.783 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida - a empresa não divulga as cifras de potência e torque. A motocicleta conta com caraterísticas mais esportivas, se encaixando no segmento das cruisers, e seu visual utiliza misto de amarelo e preto. Uma proposta mais touring, ou seja, para fazer turismo em longas viagens é a C90, que tem a variação C90T, com bolha na dianteira. Para completar, a C50 traz o estilo mais clássico das custom. Os motores são menores em relação ao da M109R; a C90 possui um V2 de 1.462 cilindradas, enquanto a C50 traz motor V2 de 805 cilindradas. A sigla B.O.S.S. já era utilizada na gama 2013 da marca, mas apenas na C90.

BMW revela conceito para celebrar 90 anos da divisão de motos



A BMW revelou nesta sexta-feira (24) o protótipo Concept Ninety, que será exposto neste final de semana no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", na Itália, tradicional reunião de modelos clássicos. Esta motocicleta é uma homenagem aos 90 anos da BMW Motorrad, divisão de motos da fabricante, e aos 40 anos da lendária R 90 S. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands. Apesar de não divulgar detalhes técnicos do modelo, a moto está equipada com o tradicional motor boxer utilizado pela marca na aventureira R 1200 GS. Mesmo não confirmando a produção do modelo, a BMW havia anunciado em 2012, durante o Salão de Milão, a pretensão de lançar uma moto no estilo Café Racer, mesma tendência que segue a Ninety. Além do grande motor boxer, se destaca em seu visual a bolha dianteira esportiva que remete à R 90 S, primeira moto a contar com carenagens, informa a fabricante. Lançada em 1973, a R 90 S ultrapassava os 200 km/h. Para completar a homenagem, a Ninety traz o logotipo "R 90 S" em seu conjunto. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Veja top 10 do mundial de motos customizadas de 2013


O tradicional campeonato mundial de motos customizadas chegou a sua 10ª edição e, pela primeira vez, foi realizado na Europa. Chamado de "World Championship of Custom Bike Building", ocorreu em Essen, na Alemanha, com a presença de 105 competidores de vários países, como Estados Unidos, Japão, Irlanda e Itália. De acordo com a organização, foram 122 motos, divididas em 5 classes, de 23 países diferentes. Na categoria principal, a Freestyle, a vencedora foi a oficina Medaza Cycles dos irlandeses Don Cronin e Michael O'Shea. Eles criaram a Rondine utilizando uma o motor de uma italiana Moto Guzzi Nuovo Falcone 500 de 1971. Na dianteira, foi utilizada a balança - peça que normalmente liga o chassi à roda traseira - de uma Harley-Davidson V-Rod como bengalas da suspensão dianteira. Em 2º lugar, ficou a Tribute do Hagaruke, do francês Laurent Dutruel - ele utilizou como base uma Buell 980 de 2011. Este modelo, segundo seu criador, da oficina Zen Motorcycles, é um tributo a pilotos do século 20. Na sequência, apareceu a Gad´s Rat dos britânicos da Rocket Bobs, que utilizou como base modelo de 1979.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Triumph lança novas Daytona 675R e Street Tiple no Brasil




A Triumph apresentou nesta terça-feira (14), em Mogi-Guaçu, SP, as novas gerações de Daytona 675R e Street Triple. Ambos modelos receberam profundas alterações no final de 2012 e chegam ao Brasil, com a montagem de suas unidades em Manaus, na fábrica da empresa britânica. A esportiva Daytona custa a partir de R$ 48.690, enquanto a naked (sem carenagens) parte de R$ 31.900 - ambas com freios ABS de série. "Queremos vender 850 unidades dos novos modelos até o final do ano, 500 da Street Triple e 350 da Daytona", explica Marcelo Silva, gerente geral da Triumph no Brasil, sobre as motos que estarão disponíveis nas concessionárias da empresa a partir de junho. A empresa optou por trazer a versão de entrada da Street Triple - na Europa, existe a Triple R - e a top de linha da Daytona, já que existe opção mais simples da esportiva no exterior. "Fizemos esta opção pois nossa intenção e ter um modelo de entrada e outro top de linha. Dependendo do sucesso deles, as outras versões pode vir", acrescenta Silva. 

Os lançamentos já estão sendo montados, por sistema CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontados, em português) em Manaus. Enquanto os kits de peças da Daytona vêm da Inglaterra, os da Street são fabricados na Tailândia. De volta ao país desde o ano passado, agora com subsidiária própria no país e fábrica em Manaus, a empresa terá com a chegada destas duas motos oito modelos à venda no Brasil. Durante o anúncio oficial da chegada da marca, em 2012, seis modelos foram apresentados: Tiger 800XC, Tiger Explorer, Speed Triple, T100 Bonneville, Thunderbird e Rocket III. Falando sobre mais lançamentos da empresa para o Brasil, o executivo foi enfático. "Teremos mais novidades no Salão Duas Rodas", disse Silva. 

A nova geração da esportiva da Triumph fez sua estreia no Salão de Milão 2012. Segundo a marca, desde o chassi da moto, passando por visual e motor, tudo foi alterado na Daytona. Ela chega ao mercado brasileiro mantendo o propulsor de três cilindros, configuração tradicional da fabricante britânica, mas com potência aumentada para 128 cavalos, 3 cv a mais que no antigo modelo - a geração anterior chegou a ser vendida no Brasil pelo Grupo Izzo O torque também ficou mais forte, aumentando em 0,2 kgfm, e agora atinge pico de 7,64 kgfm. Pesando 1,5 kg a menos que sua antecessora, a nova Daytona pesa 184 kg em ordem de marcha (com fluídos e combustível no tanque). Com freios ABS de série, que é possível ser desligado, é ideal para pilotagem em circuito. 

A versão R disponível no Brasil traz freios e suspensões de primeira linha, das "grifes" Brembo e Öhlins, respectivamente. A esportiva vem equipada com "quickshifter" de série, dispositivo que possibilita a troca de marchas, quando se aumento a marcha, sem o acionamento da embreagem ou redução do acelerador. O pacote traz ainda embreagem anti-deslizante, que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha, e assistida, proporcionando maior leveza no comando. Segundo a empresa, foram três anos desenvolvendo o modelo e o chassi é novo, com distribuição de massas melhorada. A estética da motocicleta ficou mais moderna é perdeu um pouco das linhas arredondadas, que passaram a ser mais retas. As suspensões também são novas e possuem bengala invertida na dianteira e monoamortecedor na traseira – ambos com múltiplas regulagens. O câmbio é de seis velocidades e o tanque comporta até 17,4 litros. 

De acordo com a empresa britânica, a naked Street Triple, que teve a nova versão lançada no Salão de Colônia 2012, ganhou novo chassi, melhorando o desempenho dinâmico da moto - a moto está 6 kg mais leve que o modelo anterior, com 183 kg. A Triumph informa que houve uma redistribuição das massas, por exemplo, o novo escape está agora em posição mais baixa, contribuindo para melhorar a estabilidade da moto. O motor tem a mesma base do tricilíndrico de 675 cm³ da Daytona, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. O propulsor gera 85 cavalos de potência no Brasil. De acordo com a empresa, existem versões com 105 cavalos e 95 cavalos no exterior. "Tivemos que fazer alterações no sistema de escape, devido às regras de emissões de ruídos do Brasil", explicou Cláudio Peruche, gerente de pós-vendas da Triumph.

domingo, 5 de maio de 2013

BMW lança nova F 800 GS Adventure




A BMW apresentou nesta quinta-feira (2), na Europa, a inédita F 800 GS Adventure. Seguindo a R 1200 GS, que também possui versão com este nome, a moto torna-se ainda mais aventureira nesta opção. O tanque recebeu 8 litros a mais que a versão tradicional, chegando a 24 litros, seu conjunto foi reforçado e o visual ganhou mudanças, comparando com a F 800 GS, que acaba de chegar ao Brasil. A Adventure traz freios ABS de série, enquanto controle de tração e suspensões eletrônicas são opcionais. Sua bolha dianteira também é maior e as pedaleiras mais largas, ressaltando as aptidões off-road. Para encarar terrenos acidentados, a F 800 GS Adventure conta com protetores de motor e protetores de mão. O assento têm opções de altura que vão de 860 mm a 890 mm. Com as alterações o peso em ordem de marcha subiu de 214 kg, na F 800 GS, para 229 kg, na Adventure. De acordo com a fabricante, o consumo médio da Adventure é de 23,3 km/l, em velocidade média de 90 km/h, e 17,5 km/l, rodando a velocidade de 120 km/h. Apesar de gastar mais que a F 800 GS, que possui médias de 26,3 km/l e 19,2 km/l, respectivamente nas velocidades mencionadas, a autonomia da Adventure é maior, chegando a 560 km. Controle de tração com opção Enduro Segundo a BMW, outra novidade na motocicleta é o modo enduro no ASC (Automatic Stability Control), conhecido como controle de tração. Acionando esta opção, tanto o controle de tração como o ABS mudam o modo de comportamente e se adequam especificamente para rodar na terra. O motor da moto segue o mesmo, com estrutura de dois cilindros, injeção eletrônica e refrigeração líquida. Com 798 cilindradas, o propulsor gera 85 cavalos a 7.500 rpm. "Launch edition" Para marcar o lançamento do modelo inédito, a BMW chama de Launch Edition a séria inicial da Adventure, restrita a 1.000 unidades. Apenas na cor bege, a Launch Edition possui três pacotes: "Confort" (computador de bordo, aquecedor de manopla e cavelete central) e "Enduro" (controle de tração, com modo Enduro). A empresa ainda dispnibiliza as maletas para viagem e suporte para GPS como acessórios.