domingo, 21 de abril de 2013

Primeiras impressões: BMW K 1600 GTL


Com atributos que podem deixar muitos donos de carros com inveja, a K 1600 GTL é a moto topo de linha da BMW e também a mais cara: no Brasil, a motocicleta é vendida por R$ 108.500. Com esta quantia é possível comprar o BMW 118i, carro de 170 cavalos de potência, segundo a tabela divulgada pela marca no mês passado. Mas a moto não fica atrás, com seus 160,5, cv. Entre os destaques do pacote estão rádio, controle de tração, freios ABS, suspensão eletrônica ajustável por comando no manete esquerdo, farol de adaptação automática, além do “motorzão” de 6 cilindros de 1.649 cilindradas. O G1 avaliou a versão 2013 do modelo, que já está à venda no país. Em roteiro de 300 km, que incluiu 60 km na cidade de São Paulo e estradas nos arredores da capital paulista, a K 1600 GTL confirmou ser um modelo estradeiro. Ela se encaixa no segmento das motos touring, ou seja, destinado ao turismo. Mesmo porque, com 1 metro de largura e 348 kg, a moto não é muito indicada para a cidade. Conheça a moto, suas características e suas principais concorrentes.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Yamaha revela novo X-Max 400




Como novo degrau na linha X-Max, a Yamaha apresentou nesta terça-feira (16), na Europa, a versão 400 de sua gama de scooters. Se juntando aos modelos 125 e 250, o X-Max 400 traz novo motor de maior cilindrada, com 395 cm³, capaz de gerar 31,5 cavalos de potência e 3,45 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, o chassi também foi modificando, se tornando mais leve, e o visual modificado, comparado aos modelos menores da linha. Segundo a Yamaha, o modelo traz luzes de LED, tanto na traseira como na dianteira e o espaço para bagagens embaixo do assento pode levar até dois capacetes do tipo integral. Na dianteira, o scooter traz duplo disco nos freios, ao passo que na traseira conta com monodisco. Com peso em ordem de marcha, com fluídos e combustível de 211 kg, o X-Max 400 possui tanque de combustível de 14 litros. A Yamaha segue sem investir no segmento de scooter, mantendo à venda apenas o Neo 115, por R$ 6.590. Em 2011, a empresa trouxe ao Brasil exemplares do T-Max e X-Max 250 para a exposição no Salão Duas Rodas. O objetivo da empresa foi estudar a recepção do público em relação aos produtos, mas a Yamaha ainda não os comercializa no país. 

Honda CRF 250M é novidade para o mercado europeu


Após o lançamento mundial na Tailândia em fevereiro, a nova Honda CRF 250M chega ao mercado europeu, informou a fabricante japonesa. A moto é uma versão supermotard, com rodas menores e pneus para asfalto, da CRF 250L, que acaba de desembarcar no Brasil. Enquanto a opção L tem caráter de uso misto, on e off-road, a M tem proposta mais urbana. Além desta novidade, a marca também confirmou que a CTX700 será lançada no continente e estará no Salão de Milão 2013. A principal diferença da CRF 250M, em relação à CRF 250L, são as rodas de tamanho menor. No caso da M as rodas são de 17 polegadas, tanto na dianteira como na traseira, ao passo que a L tem roda de 21 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira. O visual da versão supemotard, ou supermoto, também tem grafismos diferentes, e a coloração disponível na Europa faz uso de misto entre vermelho e preto. Outras modificações técnicas ocorreram nos freios e nos sistema de amortecimentos. As suspensões receberam nova calibragem e o freio foi melhorado. A CRF 250M conta com disco maior, de 296 mm, na dianteira, contra disco de 256 mm na CRF 250L. O motor segue o mesmo monocilíndrico, originário da CBR 250R, que rende 23,1 cavalos de potência e 2,24 kgfm de torque. 

BMW lança nova geração da R 1200 GS no Brasil partindo de R$ 73,4 mil




A BMW lançou nesta quarta-feira (17) a nova geração da R 1200 GS, sua moto mais vendida no mundo, no Brasil. Lançado no Salão de Colônia, na Alemanha, de 2012, o modelo chega com preços variando de R$ 73.400, versão Sport, a R$ 83.900, na top de linha Premium. De acordo com a empresa, a moto é líder de vendas mundial no segmento das aventureiras, chamado de maxtrail. Com alterações profundas em seu conjunto, a R 1200 GS tem novo motor que passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque e sua refrigeração era apenas a ar, com preço a partir de R$ 70.900. Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure - ainda não presentes no país. Outras concorrentes são Triumph Tiger Explorer, Yamaha Super Ténéré, Kawasaki Versys 1000 e Honda VFR 1200X Crosstourer - todas já disponíveis no país. Segundo a empresa, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados às carenagens, juntando-se ao sistema que já tinha injeção eletrônica. 

Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. O câmbio é de seis marchas. O visual, apesar de manter as caraterísticas tradicionais da aventureira, foi renovado por completo e trouxe modernidade ao conjunto. Mesmo assim, a "marca registrada" do modelo, o motor boxer, com seus pistões saltados lateralmente, foi mantido. As cores disponíveis no Brasil são: branco, vermelho, azul e preto. Seu farol dianteiro é novo e conta com LED e luz de circulação diurna. Além da estética geral, o painel da R 1200 GS também foi renovado e controle de pressão dos pneus. Entre os dispositivos de série em ambas versões estão manoplas aquecidas, controle de pressão de pneus, protetores de mão, ABS, controle de tração, modos de condução, luz diurna e piloto automático. 

O sistema de amortecimento foi recalibrado e passam a contar com sistema semiativo eletrônico - no modelo anterior a suspensão era somente eletrônica -, reservado à versão Premium. Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente. Seu chassi também é totalmente novo e conta com estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW. O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito. 

A nova R 1200 GS traz muita eletrônica embarcada. Além da suspensão eletrônica, tem freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico. O modelo tem cinco modos de condução, em ambas versões: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Dependendo do padrão escolhido, os sistemas eletrônicos de segurança e a injeção eletrônica funcionam com maior ou menor esportividade. O sistema de freios, produzido pela marca Brembo, foi revisado, assim como o ABS.