sexta-feira, 28 de março de 2014

Com visual retrô, BMW R nineT será vendida no Brasil


Após começar as vendas do scooter C 600 Sport no Brasil, a BMW planeja mais lançamentos para 2014. Além das já confirmadas R 1200 RT, R 1200 GS Adventure e S 1000 R, a empresa vai lançar, ainda no 1º semestre, a naked (moto sem carenagens) com visual retrô R nineT e a K 1600 GTL Exclusive, versão top de linha da estradeira. No total, seis modelos estão na lista de lançamentos da marca para o ano, todos importados da Alemanha. "Apesar dos lançamentos, nosso foco em 2014 será melhorar todo o serviço de pós-vendas", disse Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad do Brasil. De acordo com o executivo, a rede de concessionárias passará de 34 pontos para 40 até o dezembro. A R nineT foi criada para comemorar os 90 anos da divisão de motos da empresa, completos em 2013, e aposta em linhas retrô. Buscou inspiração no primeiro modelo da empresa, a R 32, de 1923, com a qual compartilha o estilo de motor. Como a R 32, a nineT utiliza o tipo boxer, com dois cilindros dispostos horizontalmente. O modelo utiliza conjunto moderno e o bicilíndrico é o mesmo da geração anterior da R 1200 GS. Com 1.170 cc de cilindrada e refrigeração a ar, o motor rende 110 cavalos de potência a 7.750 rpm e 12,13 kgfm de torque. A moto também traz chassi, suspensões e freios modernos, inclusive, com sistemas ABS. De acordo com a marca, o objetivo foi produzir uma moto purista e minimalista, deixando apenas o essencial, abrindo espaço para que o modelo seja customizado. O escape é do tipo com saída dupla e o assento monoposto, ao melhor estilo café racer, comum na década de 70. A velocidade máxima da nineT é superior a 200 km/h e a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A Nine T foi baseada no conceito Ninety R 90 S, de 40 anos atrás.

quinta-feira, 13 de março de 2014

BMW lança seu 1º scooter no Brasil por R$ 52 mil, o C 600 Sport



 
Conhecida por suas motos de alta cilindrada aventureiras, esportivas e estradeiras, a BMW lançou nesta quinta-feira (13) o seu 1º scooter no Brasil. Importado da Alemanha, o C 600 Sport começa a ser vendido no país por R$ R$ 52 mil, após aparecer no Salão Duas Rodas 2013, e marca estreia da empresa neste nicho. A expectativa é que sejam vendidas 102 unidades neste ano, no Brasil. Para 2014, a fabricante ainda promete os lançamentos da naked S 1000 R e das novas gerações de R 1200 GS Adventure e R 1200 RT. Apesar de o segmento de scooters ser novo para a fabricante alemã, a ideia é manter a atuação no setor de motos premium. O lançamento mundial do C 600 Sport ocorreu no Salão de Milão 2011, juntamente com o C 650 GT, que a marca não pretende vender no Brasil, ao menos por enquanto. Como o nome indica, o Sport é a versão mais esportiva da família de scooters da BMW, enquanto o GT preza mais pelo conforto e requinte. Ambos possuem a mesma base de motorização: motor de dois cilindros e 647 cc, que é capaz de gerar 60 cv a 7.500 rpm e 6,73 mkgf a 6.000 rpm. Pelo tamanho do propulsor, o modelo entra no segmento dos maxiscooters, ou seja, dos scooters de alta cilindrada. Entre os possíveis rivais do C 600 Sport aparecem o Yamaha T -Max e Burgman 650. O sistema de transmissão é automático do tipo CVT, tradicional no segmento de scooters. De acordo com a fabricante alemã, a velocidade máxima do C 600 Sport é de 175 km/h. Em deslocamento constante de 90 km/h, o scooter possui média de consumo de 22,72 km/l, enquanto a 120 km/h, o gasto aumenta para 17,85 km/l, segundo dados divulgados pela marca na Europa. Entre as vantagens em relação a uma moto comum, estão as carenagens, que protegem o motociclista da ação do vento, e o espaço para bagagens sobre o assento. O modelo possui freios ABS de série, com dois discos de 270 mm, na dianteira, e um disco de 270 mm, na traseira. Como ocorre tradicionalmente em scooters, o motociclista vai em posição "sentado" no C 600 Sport, ao contrário o estilo "montado" em motos tradicionais. No entanto, o scooter da BMW não possui assoalho inteiriço para acomodar os pés. Ao contrário da maioria do scooters, o modelo utiliza o centro da plataforma para o conjunto mecânico (veja imagens do modelo no vídeo ao lado, durante o Salão Duas Rodas 2013). Mostrando seu caráter mais esportivo, o modelo possui suspensões do tipo invertida na dianteira, que absorve melhor os impactos do solo - na traseira, o modelo utiliza um monoamortecedor.

sábado, 8 de março de 2014

Harley-Davidson expande linha com Low Rider e Superlow 1200T


 
Depois de revelar o projeto Rushmore e as novas Street 500 e 750 em 2013, a Harley-Davidson começa o ano com mais duas novidades. A empresa apresentou nos Estados Unidos a Low Rider, com estilo clássico, e a Superlow 1200T, uma inédita estradeira, para completar os lançamentos em comemoração aos 110 anos da empresa, completos no ano passado. "Foram seis meses fantásticos para nós", disse Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson, em comunicado. De acordo com a empresa, o objetivo é manter o desenvolvimento de produtos "acelerado" utilizando inovações pedidas por clientes. Ainda não há informações se os modelos serão vendidos no Brasil. O nome não é novo e foi introduzido pela fabricante em 1977 e a sua variante moderna possui o motor Twin Cam 103, que é capaz de gerar 13,68 kgfm de torque a 3.500 rpm, com injeção eletrônica. Este bicilíndrico em "V" funciona em cooperação com câmbio de seis marchas. Inspirada no modelo antigo, a Low Rider faz parte da família Dyna e remetendo ao modelo do passado, possui visual retrô. Para acomodar os usuários, a empresa adotou assento em dois níveis. Na dianteira, a suspensão é longa e, como em diversos outros itens, a H-D adotou acabamento cromado. Expandindo a família Sportster, a Harley também introduziu a inédita Supelow 1200T. Com o motor Evolution 1200, de 9,81 kgfm de torque, tem injeção eletrônica e câmbio de seis marchas. Utilizando como base o conjunto de outras Sportsters, o modelo recebeu novos pneus e suspensões. O objetivo foi dar um aspecto mais touring (turismo) para o modelo, com pretensões para longas viagens. Outras novidades são a bolha dianteira, para melhorar a proteção aerodinâmica, e malas laterais.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Kawasaki lança Ninja 250 com motor de um cilindro

A Kawasaki apresentou no Japão uma nova opção de motor para a Ninja 250 – que dependendo do mercado recebe os sobrenomes SL ou RR. A novidade está com motor de um cilindro, no lugar do tradicional de dois cilindros, que também foi mantido. Segundo a marca, o novo motor de 249 cm³ rende 27 cavalos de potência a 9.700 rpm e 2,24 kgfm de torque a 8.200 rpm. Esteticamente, a 250 monocilíndrica se difere da Ninja 300 nos faróis – unidos por uma única peça, remetem ao das motos de alta cilindrada da marca, como a Ninja 650R, – e pela traseira mais pontiaguda. Rodas. Escapamentos e esquema de cores são comuns a ambas. O modelo passa a ser a esportiva de entrada da marca. Em 2012, a Kawasaki lançou no mercado brasileiro a Ninja 300, com motor de dois cilindros (bicilíndrica) de 39 cv e 2,8 kgfm de torque. Por R$ 17.990, a motocicleta enfrenta a Honda CBR 250R, monocilíndrica de 26 cv e 2,34 kgfm de torque, que sai por R$ 16.490 (standard) e R$ 18.990 (ABS). A versão com ABS da nova Ninjinha custa R$ 20.990. Ainda não há previsão de a 250 monocilíndrica ser vendida no Brasil.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mais cara da marca, Harley-Davidson CVO Limited custa R$ 139.900

 
Depois da chegada da nova Ultra Limited ao Brasil, a Harley-Davidson prepara o início das vendas da CVO Limited no Brasil, por R$ 139.900. Com este valor, a moto é a mais cara da empresa no país e as primeiras unidades estão previstas para chegarem em maio. Apenas 30 exemplares estão disponíveis para o mercado brasileiro. A linha CVO é conhecida por trazer o que mais de exclusivo a Harley-Davidson pode oferecer, com motos com customização de fábrica e diversos componentes feitos a mão. Utilizando como base a Ultra Limited, modelo topo de linha da fabricante norte-americana, a CVO recebeu motor ainda maior. No lugar do V2 de 1.690 cc da Ultra tradicional, o modelo ganhou propulsor de 1.800 cc, capaz de gerar 15,9 kgfm de torque. Assim como na Ultra, o motor conta com a nova tecnologia de refrigeração mista de líquido e ar, chamada de "High Output Twin Cooled", inédita até então para os modelos da empresa. A inovação faz parte do projeto Rushmore, apresentado no ano de comemoração dos 110 anos da fabricante, e que trouxe avanços de motor, ergonomia, freios e entretenimento a sua linha touring (turismo), de estradeiras. Com freios ABS de série, com sistema combinado que reparte a frenagem entre os eixos, o modelo também traz o novo sistema de entretenimento e comunicação da marca, com tela sensível ao toque.
 
Veja lista completa de preços da Harley no Brasil: 883 Roadster: a partir de R$ 32.900
Iron 883: R$ 32.900
1200 Custom: a partir de R$ 36.900
1200 Custom CA Limited: R$ 38.500
1200 Custom CB Limited: R$ 38.500
Super Glide Custom: a partir de R$ 42.100
Fat Bob: a partir de R$ 45.900
Switchback: a partir de R$ 46.100
Softail Deluxe: a partir de R$ 51.600
Fat Boy: a partir de R$ 52.900
Fat Boy Special: a partir de R$ 54.000
Heritage Softail Classic: a partir de R$ 55.500
V-Rod Muscle: a partir de R$ 55.400
Night Rod Special: R$ 56.900
Road King Classic: R$ 62.900
Street Glide: R$ 69.900
Ultra Limited: R$ 81.900
CVO Breakout: R$ 98.700
CVO Limited: R$ 139.900