domingo, 12 de janeiro de 2014

Suzuki confirma V-Strom 1000 para junho no mercado brasileiro



A Suzuki confirmou nesta quarta-feira (11) que vai vender a partir de meados de junho (ainda sem preço definido) a nova geração da V-Strom 1000, principal novidade mundial da marca neste ano. O modelo fez estreia mundial em setembro passado e, na ocasião, o G1 apurou que uma unidade da moto já estava no Brasil desde julho, antes mesmo de sua apresentação na Europa, mas a empresa ainda não confirmava. O modelo foi produzido para competir no segmento aventureiro, o das maxtrail, representado por motos como BMW R 1200 GS, Triumph Explorer 1200 e Yamaha Super Ténéré. Outras possíveis rivais são Honda Crosstourer, Kawasaki Versys 1000, Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure. A nova V-Strom 1000 revisita nome de sucesso de anos atrás, que havia sido abandonado. Mais moderna, a aventureira possui motor V2, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, de 101 cavalos de potência a 8.000 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. De acordo com a J.Toledo, representante da marca no Brasil, o modelo será montado em Manaus. A nova V-Strom chega para substituir o antigo modelo da aventureira, que parou de ser vendido no Brasil em 2011, mas seguiu produzido fora do país, apesar de ter baixo volume. Além de visual e chassi totalmente novos, a V-Strom ganhou muitos avanços tecnológicos, como controle de tração, freios ABS e embreagem anti-deslizante. De acordo com a empresa, a V-Strom 1000 é o primeiro modelo da marca a contar com controle de tração, sistema que impede a roda traseira de derrapar em acelerações, evitando quedas. O dispositivo possui dois modos, um mais intrusivo e outro mais brando, além de pode ser desligado. O câmbio de 6 marchas também traz a inovação do sistema de embreagem anti-deslizante, que diminui os efeitos do freio motor, evitando o travamento da roda traseira em reduções de marchas bruscas. Segundo a Suzuki, os acionamentos de embreagem estão 13% mais leves, graças ao dispositivo assistido. O aumento de cilindrada, de 996 cm³ para 1.037 cm³, foi obtido graças ao aumento do diâmetro dos pistões, que passaram de 98 mm para 100 mm. O resultado é um incremento de potência de 98 cv para 100 cv, enquanto o torque saltou de 10,3 kgfm para 10,5 kgfm. Quanto aos anéis do motor, estão 15% menores e com menos atrito, o que contribui para a economia de combustível. Segundo a marca, o consumo médio atual é de 20,9 km/l, ante 18 km/l da antiga V-Strom. O novo tanque, no entanto, foi reduzido de 22 para 20 litros.

sábado, 16 de novembro de 2013

Brough Superior retorna com nova versão da clássica SS100



A lendária marca Brough Superior, criada em 1919, na Inglaterra, apresentou nova SS100, em comemoração aos 90 anos de lançamento da original SS. Apesar de apresentar conjunto moderno, o modelo mantém linhas clássicas que fizeram a empresa ser conhecida como a "Rolls Royce" das motos. O modelo é equipado com motor V2 de 997 cc, que rende até 140 cavalos de potência, e 12,23 kgfm de torque. Seu chassi é feito de aço e titânio, as suspensões são da marca Öhlins e os sistemas de freios contam com um quatro discos, na traseira, e dois, na dianteira.

Honda faz 'cinquentinha' para comemorar 55 anos da Super Cub


A Honda lançou, no Japão, edição especial de moto para comemorar os 55 anos da primeira Super Cub C100, moto mais vendida da história, que já atingiu cerca de 85 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Para celebrar a data, a empresa criou a "cinquentinha" Little Cub 55º, baseada na Little Cub tradicional, que mantém o visual clássico do modelo para o qual faz homenagem. Disponível em duas cores, preto e vermelho, a Little Cub 55° traz um monocilíndrico de 49 cc. Com injeção eletrônica, a moto faz média de consumo de 113 km/l, a uma velocidade de 30 km/h, diz a empresa. O propulsor gera 3,4 cavalos de potência e 0,38 kgfm de torque. A expectativa da marca é vender cerca de 1.500 unidades da Little Cub no período de um ano, por 249.900 ienes, equivalente a US$ 2.500.

BMW cria versão policial do scooter elétrico C Evolution



Após ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt 2013, o 1º scooter elétrico da BMW foi transformado para exercer funções policiais, divulgou a marca alemã nesta sexta-feira (15). O C Evolution ganhou nova versão com luzes especiais, sirene e coloração diferenciada, e pode servir para patrulhas policiais, atendimento de bombeiros e outros usos militares. A base segue a mesma da versão do C Evolution tradicional, com motor elétrico que gera 47,5 cavalos de potência. De acordo com a marca, a velocidade máxima do scooter é de 120 km/h (limitada eletronicamente) e sua autonomia é de 100 km. 1º scooter elétrico da BMW Novidade mundial, o C Evolution tem aceleração superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport, que chega ao Brasil em 2014, e C 650 GT são nítidas. Regeneração de energia Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia. O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido. No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo. Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação. Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS. Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo. O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nova 'Vespinha' promete consumo de até 64 km/l




Um dos símbolos da Itália, a Vespa acaba de ganhar nova versão para a linha 2014. O grupo Piaggio, detentor da marca, lançou na Europa a nova Primavera, revivendo nome de modelo clássico de 1968. Apesar de manter visual similar aos modelos atuais, a empresa garante que a Primavera é totalmente nova e pode fazer consumo médio de até 64 km/l, rodando a velocidade de 50 km/h Esta média de gasto é referente aos motores de 125/150 cc, de 4 tempos, com tecnologia de 3 válvulas. Ainda há mais duas opções de motores: uma de 50 cc, 4 tempos, e outra também de 50 cc, mas de 2 tempos. A apresentação mundial da nova linha Primavera ocorreu na edição 2013 do Salão de Milão, o principal evento do setor no mundo.