sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Salão Duas Rodas aposta em estreia de Indian e KTM para atrair público


O Salão Duas Rodas 2015 começa na próxima semana, em São Paulo, e promete mostrar os principais lançamentos do setor de motos do ano. Apesar de o segmento viver um momento de queda nas vendas, a expectativa da organização é receber 260 mil pessoas durante os 6 dias de evento, de 7 a 12 de outubro. A edição contará com a presença de marca mundialmente importantes, mas que estavam afastadas do mercado brasileiro. "Indian e KTM estarão pela primeira vez. São marcas do segmento premium, que ainda tem muita a crescer no Brasil", explica Paulo Octávio, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a organizadora da feira. Será a estreia da centenária americana Indian Motorcycle no país, que chega para brigar com a Harley-Davidson. No caso da austríaca KTM, que já esteve presento no passado, será sua primeira participação com sua subsidiária brasileira. Um dos destaques da Indian será o modelo Scout, enquanto a KTM vai apostar em sua recém-lançada linha Duke 200 e 390.

BMW confirma S 1000 XR para o Brasil; estreia será no Duas Rodas



A BMW confirmou a chegada da moto S 1000 XR ao Brasil, com sua estreia prevista para o Salão Duas Rodas 2015, de 7 a 12 de outubro, em São Paulo. Com visual que remete a motos aventureiras, a S 1000 XR é enquadrada pela BMW como uma "adventure sport". O modelo herdou base já vista na esportiva S 1000 RR e na naked S 1000 R. A prioridade é misturar a performance esportiva com o conforto oferecido por aventureiras, porém, sem ter a capacidade off-road dessas motos. Para obter este efeito, o guidão da XR é elevado e a moto possui uma bolha na dianteira, o que é esperado de uma moto destinada para longas viagens. Em relação à naked S 1000 R, o motor da XR se manteve com o mesmo ajuste. De acordo com a empresa, o 4 cilindros é capaz de gerar 160 cavalos de potência máxima a 11.000 rpm e 11,42 kgfm de torque a 9.250 rpm. Como suas "irmãs" 1000, a XR possui diversos adventos eletrônicos. Controle de tração, freios ABS e modos de pilotagem estão no pacote. Como opcional ainda existe a possibilidade incluir o "Dynamic ESA", sistema de ajustes eletrônico dos amortecedores.

Suzuki aposta em scooter que leva mala no Salão de Tóquio



A Suzuki revelou novidades do segmento de motos para o Salão de Tóquio 2015, em outubro, no Japão. Os destaques serão o Hustler Scoot, um scooter que pode levar uma mala, e um conceito da linha GSX, que dá uma ideia de como serão as futuras esportivas da fabricante japonesa. Outra empresa que antecipou novidades para a feira foi a Honda, com a apresentação do triciclo Neowing, que promete fazer curvas como uma moto. No caso da Suzuki, o Scoot possui uma proposta mais utilitária e seu motor é de 50 cc. Além de possuir espaço para bagagem embaixo do assento, o veículo possui uma mala portátil que se encaixa entre as pernas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MV Agusta F3 800 ganha versão Mercedes-AMG


A MV Agusta revelou, em parceria com a Mercedes-Benz, uma edição especial da moto F3 800 inspirada no esportivo alemão AMG GT. Esta novidade foi apresentada no Salão de Frankfurt 2015 (IAA) e mostra a motocicleta com cores amarela e preta ao estilo "solar beam". Esta ação foi mais uma entre MV e Mercedes, que é dona de 25% da fabricante de motos de luxo italiana. O modelo possui motor de 3 cilindros e 798 cc, que é capaz de gerar 148 cavalos de potência máxima, isso para um peso de 173 kg. Para controlar toda esta força, o modelo possui acelerador eletrônico, controle de tração e freios ABS.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Primeira moto elétrica da americana Victory chega antes da Harley


A Victory Motorcycles, fabricante americana de motos, anunciou o lançamento de sua primeira moto elétrica. O modelo Empulse TT chega ao mercado norte-americano antes do modelo movido a energia elétrica da rival Harley-Davidson, ainda em fase de testes no projeto LiveWire. Chamada de Empulse TT, a moto traz tecnologia remanescente dos veículos da Brammo, recentemente adquirida pelo grupo Polaris - dono de Victory e Indian. As vendas começam até o final do ano nos Estados Unidos, com preço base de US$ 19.999. A Victory não possui operações no Brasil, porém, sua marcar "irmã", a Indian, fará a estreia no próximo Salão Duas Rodas. De acordo com a empresa, a Empulse TT pode rodar nas ruas e ser emplacada. A velocidade máxima pode ultrapassar os 160 km/h e a moto se encaixa nos planos de expansão da marca pelo mundo. "Somos uma empresa que não tem medo de tecnologia e novos produtos. Queremos ser fortes no segmento de motos elétricas", afirmou Steve Menneto, vice-presidente da Victory. Para recarregar completamente a bateria de íon-lítio, é preciso de 3,9 horas. Sobre a autonomia, a Empulse pode rodar cerca de 105 km em condições normais de uso, deslocamento que pode aumentar para 160 km, em modo de condução moderado e com o auxílio dos freios regenerativos de energia. A Victory não possui operações no Brasil, porém, sua marcar "irmã", a Indian, fará a estreia no próximo Salão Duas Rodas. O modelo possui modos de pilotagem ECO e Sport, além de contar com câmbio de 6 marchas. Em modo de funcionamento total, o motor rende 54 cavalos de potência e 8,43 kgfm de torque. Na dianteira, o moto possui garfo do tipo invertido e, na traseira, monoamortecedor - ambos com regulagens. Seu sistema de freios é da marca Brembo, composto por disco duplo na dianteira e simples na traseira. O peso da moto é de 167 kg.