sábado, 4 de outubro de 2014

BMW apresenta nova geração da S 1000 RR, que chega a 200 cavalos

 
A BMW foi a primeira marca a apresentar novidades no Salão de Colônia 2014 (Intermot) nesta terça-feira. Em casa, na Alemanha, a fabricante reservou um pacote de novidades para a feira, entre os quais, a nova geração da S 1000 RR, sua principal esportiva, que chega agora a 200 cavalos de potência. Além disso, marca renovou R 1200 R e mostrou inédita R 1200 RS. Mantendo a essência do modelo lançado em 2009, a marca alemã fez importantes avanços na S 1000 RR, também realizando retoques em seu visual. Além de melhorar a entrega de torque do motor de quatro cilindros e 999 cc, que gera 11,5 kgfm, o modelo ganhou 6 cavalos de potência, chegando a 200 cavalos. De acordo com a fabricante, alterações internas na geometria do propulsor; entre elas, com nova cabeça de pistão e melhorias nas válvulas. Novo sistema de exaustão, 3 kg mais leve, também ajuda no ganho de desempenho. No total, a nova S 1000 RR ficou 4 kg mais leve. No entanto, as mudanças não ficaram somente no motor. O chassi foi modificado, ganhando nova estrutura, melhorando a rigidez e flexibilidade, afirma a BMW. Este novo arranjo gerou novas dimensões para a moto, com entre-eixos e ângulo de esterço alterados. Para as suspensões, agora fica disponível novo sistema de sistema eletrônico de controle da suspenção (DDC), que já estava presente na HP4. O sistema ABS é de série na motocicleta, enquanto o controle de tração é opcional.

Com 300 cavalos e 'asas', nova moto da Kawasaki é revelada em Colônia


A Kawasaki revelou nesta terça-feira (30), na abertura do Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, a inédita Ninja H2R, conceito capaz de chegar a 300 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o modelo ainda é um conceito e será a base para a futura Ninja H2, moto de rua que será apresentada no Salão de Milão, em novembro, na Itália.Além de chamar atenção por fazer uso de supercharger, compressor de ar, em seu motor de quatro cilindros e 998 cc, outra novidade da moto é a utilização de pequenas "asas" em suas carenagens de fibra de carbono para otimizar o efeito aerodinâmico. A potência gerada pela H2R supera por muito a das principais motos esportivas, que possuem em média 200 cavalos. Até mesmo alguns carros esportivos ficam para trás da H2R quando se fala em "cavalaria". Por exemplo, um Porsche Boxter, com motor 2.7, gera 265 cavalos, enquanto Mercedes-Benz SLK 250 Turbo 1.8 rende 204 cv. Segundo a fabricante japonesa, todo este sistema inédito foi desenvolvido internamente pela Kawasaki Heavy Industries, que incorpora suas companhias de motores, produtos aeroespaciais e tecnologia. Apesar de ser um conceito moderno, a inspiração para a H2R foi buscada no passado da Kawasaki. O modelo com motor 2 tempos e 748,2 cc, a Mach IV 750, que também carregava o nome H2. Devido à extrema aceleração que a moto oferecia, a fabricante resolveu utilizar este nome novamente. Ainda sem divulgar qual a velocidade máxima da H2R, a Kawasaki afirmou que o chassi da motocicleta foi desenvolvido para suportar altas velocidades com estabilidade. Com um entre-eixos compacto, o formato escolhido foi o de treliça feito de aço de alta tensão. Além da H2R, a marca japonesa aproveita o Salão de Colônia para apresentar as renovadas Versys 650 e 1000.

domingo, 28 de setembro de 2014

BRP amplia sua linha de triciclos com o esportivo F3



 
A canadense BRP segue ampliando sua linha de triciclos esportivos com a apresentação do inédito F3. Após a introdução do motor de 3 cilindros no Spyder RT em 2013, a empresa lançou, na América do Norte, uma variante mais esportiva e "musculosa" do veículo, que custa a partir de US$ 20.999.Também equipado com propulsor de 3 cilindros e 1.330 cc, capaz de gerar 115 cavalos de potência a 7.250 rpm e 13,26 kgfm de torque a 5.000 rpm, com a possibilidade escolher entre câmbio manual ou semi-automático, incluindo em ambos a marcha ré. Comparando com as motos, o F3 segue o estilo naked, sendo o primeiro Spyder a deixar o motor à mostra. Outra novidade é a possibilidade de ajustes no posicionamento do guidão e pedaleiras, deixando espaço para o usuário encontrar o perfil que mais o agrade. De acordo com a fabricante, o sistema de estabilidade do Spyder F3 foi inspirado em carros e trabalha em conjunto com controle de tração e freios ABS. Apesar de ainda em evolução no Brasil, o segmento de triciclos tem grande aceitação na América do Norte e a Polaris lançou, em julho, nos EUA, o Slingshot.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Triumph Tiger Sport começa a ser vendida por R$ 45.990


 
A família de motocicletas mais vendida da Triumph no Brasil acaba de ganhar um novo membro. Segundo informou a fabricante, a Tiger Sport chega às concessionárias nesta semana por preço sugerido de R$45.990,00 Com motor 3 cilindros de 1.050cc, o modelo mais esportivo da linha desenvolve até 125 cavalos de potência e vem equipado com freios ABS nas duas rodas e câmbio de 6 marchas. A linha Tiger (800, 800XC, Explorer e Explorer XC) corresponde por 60% das vendas da Triumph no mercado nacional - foram 1.270 de 2.168 unidades emplacadas entre janeiro e julho deste ano. Com preço intermediário na comparação com os "irmãos" (a mais barata parte de R$ 36.490 e a mais cara chega a R$ 64 mil), a versão Sport deve ampliar a representatividade da linha Tiger no Brasil para 70%, segundo a empresa. Além de carenagem feita especialmente para a versão, a Tiger Sport vem com nova calibração na injeção eltrônica de combustível, que reduziu o consumo em cerca de 7%, de acordo com a fabricante.

sábado, 13 de setembro de 2014

Kawasaki lança edições especiais de 30 anos da Ninja

A Kawasaki criou edições especiais para comemorar os 30 de seu modelo mais emblemático, a Ninja. Duas delas são novidades, e já estão á venda no Brasil. A primeira, ZX-14R foi lançada em julho, e segundo a marca, é a moto mais potente do mundo. Ela tem motor de 1.441 cm³ de 210 cavalos e é vendida por R$ 60.990 com ABS. Sem, sai por R$ 56.990. A versão mais “mansa” da Ninja comemorativa é a ZX-6R 636, que conta com alterações visuais alusivas aos 30 anos e motor ligeiramente maior do que a ZX-6R. Os quatro cilindros tiveram capacidade (de 599 cm³ para 636 cm³) e potência (de 128 cv para 131 cv) aumentados, e a moto conta com controle de tração com três estágios. Ela custa R$ 51.990 sem freios ABS e R$ 54.990 com os freios ABS. Na versão ZX-10R, as alterações visuais incluem pintura da moto, mola do amortecedor e garfo da suspensão na mesma tonalidade de verde do modelo de competição e grafismos comemorativos. O controle de tração ajustável também está presente no modelo. Nesse caso, o motor de quatro cilindros tem 998 cilindradas e 147 cv. Ela também é oferecida com opção sem ABS por R$ 63.990 ou com ABS, de R$ 67.990.