sábado, 16 de novembro de 2013

BMW cria versão policial do scooter elétrico C Evolution



Após ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt 2013, o 1º scooter elétrico da BMW foi transformado para exercer funções policiais, divulgou a marca alemã nesta sexta-feira (15). O C Evolution ganhou nova versão com luzes especiais, sirene e coloração diferenciada, e pode servir para patrulhas policiais, atendimento de bombeiros e outros usos militares. A base segue a mesma da versão do C Evolution tradicional, com motor elétrico que gera 47,5 cavalos de potência. De acordo com a marca, a velocidade máxima do scooter é de 120 km/h (limitada eletronicamente) e sua autonomia é de 100 km. 1º scooter elétrico da BMW Novidade mundial, o C Evolution tem aceleração superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport, que chega ao Brasil em 2014, e C 650 GT são nítidas. Regeneração de energia Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia. O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido. No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo. Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação. Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS. Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo. O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nova 'Vespinha' promete consumo de até 64 km/l




Um dos símbolos da Itália, a Vespa acaba de ganhar nova versão para a linha 2014. O grupo Piaggio, detentor da marca, lançou na Europa a nova Primavera, revivendo nome de modelo clássico de 1968. Apesar de manter visual similar aos modelos atuais, a empresa garante que a Primavera é totalmente nova e pode fazer consumo médio de até 64 km/l, rodando a velocidade de 50 km/h Esta média de gasto é referente aos motores de 125/150 cc, de 4 tempos, com tecnologia de 3 válvulas. Ainda há mais duas opções de motores: uma de 50 cc, 4 tempos, e outra também de 50 cc, mas de 2 tempos. A apresentação mundial da nova linha Primavera ocorreu na edição 2013 do Salão de Milão, o principal evento do setor no mundo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Suzuki mostra conceito de moto turbo, a Recursion


A Suzuki revelou nesta terça-feira (29) novidades que apresentará no Salão de Tóquio, em novembro, no Japão. Para o evento, a empresa preparou dois conceitos: a Recursion e a Extrigger. A primeira é uma moto semicarenada, equipada com motor de dois cilindros e 588 cc, com refrigeração líquida e utilização de sistema de turbo. Segundo a empresa, o objetivo da Recursion é ser um modelo de fácil condução e econômico. Além da esportiva, a também vai mostrar em Tóquio uma minimoto elétrica, a Extrigger. Possuindo chassi, de alumínio, similar ao de uma bicicleta, o modelo tem suspensões invertidas na dianteira e freio a disco em ambos os eixos.

sábado, 26 de outubro de 2013

Honda estuda ampliar a linha 700 no Brasil com a CTX 700


Após lançar a linha CB 500 no Brasil, com as opções CB 500F, CBR 500R e CB 500X, a Honda pretende ampliar a sua linha 700, composta atualmente apenas pela NC 700X no país. Entre as possibilidades, a que está mais próxima é a CTX 700N, modelo de estilo custom lançado com foco para o mercado norte-americano, onde o segmento é muito forte com a Harley-Davidson. Questionado pelo G1 sobre a possibilidade da moto chegar ao país, Alexandre Cury, gerente comercial da Honda, deu resposta afirmativa. "Estamos estudando, vemos espaço para a moto no Brasil", disse Cury. Além da opção N, a CTX conta com versão touring, com a adição de carenagens e bolha na dianteira, demonstrado aptidões mais estradeiras. "A previsão é para o primeiro semestre de 2014", completou Cury. A "família 700" é composta pelo total de 5 modelos, incluindo também o scooter Integra e a NC 700S, opção naked da 700X, que é uma crossover. Todas levam como base o motor de dois cilindros e 669,6 cc, que, na NC 700X vendida no Brasil, atinge 52,5 cavalos de potência e 6,4 kgfm de torque máximo. Este propulsor é originário da gama de automóveis da Honda, como se fosse um motor de Fit, que possui quatro cilindros, "cortado ao meio". Em relação à estrutura, as CTXs se diferenciam das NCs e do Integra, mostrando concepção mais para estrada, para se enquadrar nos segmentos custom e touring.

sábado, 19 de outubro de 2013

Para comemorar 90 anos, BMW Motorrad aposta em moto retrô



No momento em que completa 90 anos de história, a BMW Motorrad, divisão de motos da marca alemã, apresentou nova moto para celebrar a data. A inédita R nineT aposta em linhas retrô e buscou inspiração no primeiro modelo da empresa, a R 32, de 1923, com a qual compartilha o estilo de motor. Como a R 32, a nineT possui motor do tipo boxer, com dois cilindros dispostos horizontalmente. No entanto, a nineT utiliza conjunto moderno e o motor é o mesmo da geração anterior da R 1200 GS. Com 1.170 cc de cilindrada e refrigeração a ar, o motor rende 110 cavalos de potência a 7.750 rpm e 12,13 kgfm de torque. A moto também traz chassi, suspensões e freios modernos, inclusive, com sistemas ABS. De acordo com a marca, o objetivo foi produzir uma moto purista e minimalista, abrindo espaço para que o modelo seja customizado. O escape é do tipo com saída dupla e o assento monoposto, ao melhor estilo café racer. A velocidade máxima da nineT é superior a 200 km/h e a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Em maio, a BMW havia revelado o protótipo Concept Ninety R 90 S, baseado na R 90 S de 40 anos atrás. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands.