sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nova 'Vespinha' promete consumo de até 64 km/l




Um dos símbolos da Itália, a Vespa acaba de ganhar nova versão para a linha 2014. O grupo Piaggio, detentor da marca, lançou na Europa a nova Primavera, revivendo nome de modelo clássico de 1968. Apesar de manter visual similar aos modelos atuais, a empresa garante que a Primavera é totalmente nova e pode fazer consumo médio de até 64 km/l, rodando a velocidade de 50 km/h Esta média de gasto é referente aos motores de 125/150 cc, de 4 tempos, com tecnologia de 3 válvulas. Ainda há mais duas opções de motores: uma de 50 cc, 4 tempos, e outra também de 50 cc, mas de 2 tempos. A apresentação mundial da nova linha Primavera ocorreu na edição 2013 do Salão de Milão, o principal evento do setor no mundo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Suzuki mostra conceito de moto turbo, a Recursion


A Suzuki revelou nesta terça-feira (29) novidades que apresentará no Salão de Tóquio, em novembro, no Japão. Para o evento, a empresa preparou dois conceitos: a Recursion e a Extrigger. A primeira é uma moto semicarenada, equipada com motor de dois cilindros e 588 cc, com refrigeração líquida e utilização de sistema de turbo. Segundo a empresa, o objetivo da Recursion é ser um modelo de fácil condução e econômico. Além da esportiva, a também vai mostrar em Tóquio uma minimoto elétrica, a Extrigger. Possuindo chassi, de alumínio, similar ao de uma bicicleta, o modelo tem suspensões invertidas na dianteira e freio a disco em ambos os eixos.

sábado, 26 de outubro de 2013

Honda estuda ampliar a linha 700 no Brasil com a CTX 700


Após lançar a linha CB 500 no Brasil, com as opções CB 500F, CBR 500R e CB 500X, a Honda pretende ampliar a sua linha 700, composta atualmente apenas pela NC 700X no país. Entre as possibilidades, a que está mais próxima é a CTX 700N, modelo de estilo custom lançado com foco para o mercado norte-americano, onde o segmento é muito forte com a Harley-Davidson. Questionado pelo G1 sobre a possibilidade da moto chegar ao país, Alexandre Cury, gerente comercial da Honda, deu resposta afirmativa. "Estamos estudando, vemos espaço para a moto no Brasil", disse Cury. Além da opção N, a CTX conta com versão touring, com a adição de carenagens e bolha na dianteira, demonstrado aptidões mais estradeiras. "A previsão é para o primeiro semestre de 2014", completou Cury. A "família 700" é composta pelo total de 5 modelos, incluindo também o scooter Integra e a NC 700S, opção naked da 700X, que é uma crossover. Todas levam como base o motor de dois cilindros e 669,6 cc, que, na NC 700X vendida no Brasil, atinge 52,5 cavalos de potência e 6,4 kgfm de torque máximo. Este propulsor é originário da gama de automóveis da Honda, como se fosse um motor de Fit, que possui quatro cilindros, "cortado ao meio". Em relação à estrutura, as CTXs se diferenciam das NCs e do Integra, mostrando concepção mais para estrada, para se enquadrar nos segmentos custom e touring.

sábado, 19 de outubro de 2013

Para comemorar 90 anos, BMW Motorrad aposta em moto retrô



No momento em que completa 90 anos de história, a BMW Motorrad, divisão de motos da marca alemã, apresentou nova moto para celebrar a data. A inédita R nineT aposta em linhas retrô e buscou inspiração no primeiro modelo da empresa, a R 32, de 1923, com a qual compartilha o estilo de motor. Como a R 32, a nineT possui motor do tipo boxer, com dois cilindros dispostos horizontalmente. No entanto, a nineT utiliza conjunto moderno e o motor é o mesmo da geração anterior da R 1200 GS. Com 1.170 cc de cilindrada e refrigeração a ar, o motor rende 110 cavalos de potência a 7.750 rpm e 12,13 kgfm de torque. A moto também traz chassi, suspensões e freios modernos, inclusive, com sistemas ABS. De acordo com a marca, o objetivo foi produzir uma moto purista e minimalista, abrindo espaço para que o modelo seja customizado. O escape é do tipo com saída dupla e o assento monoposto, ao melhor estilo café racer. A velocidade máxima da nineT é superior a 200 km/h e a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Em maio, a BMW havia revelado o protótipo Concept Ninety R 90 S, baseado na R 90 S de 40 anos atrás. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands. 

Ducati confirma nova esportiva 899 Panigale para o Brasil


Apresentada mundialmente em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a inédita esportiva Ducati 899 Panigale chegará ao mercado brasileiro em 2014, confirmou a fabricante italiana ao G1. Nova integrante da "família Panigale", que já conta com a 1199 no país, a 899 será nova opção de cilindrada média para a categoria sport. O preço ainda não foi definido pela marca, que também não revelou se a moto será montada em Manaus em parceria com a Dafra, como já ocorre com Diavel e Monster 796. A previsão de início das vendas da 899 é para o segundo semestre do próximo ano. A confirmação da 899 para o Brasil ocorre logo após da Ducati fazer a apresentação mundial da Panigale 1199 S Senna no Salão Duas Rodas 2013, versão especial da 1199, que será exclusiva para o mercado brasileiro. A 899 Panigale possui motor bicilíndrico de 898 cc de cilindrada, que possui os cilindros dispostos em formato de "L", com refrigeração líquida e injeção eletrônica. De acordo com a empresa, gera 150 cavalos de potência a 10.750 rpm e 10,1 kgfm de torque a 9.000 rpm. Inédito dentro da gama da marca, este propulsor foi desenvolvido sob a base do da Panigale 1199. Na Itália, a 899 Panigale substituiu a antiga Ducati 848. O câmbio é de seis marchas e traz o "Ducati Quick Shift", sistema que torna a troca posições nas engrenagens mais rápido, sem necessidade de acionar a embreagem, quando se está subindo de marcha. Seu chassi é do tipo monocoque de alumínio, configuração na qual o motor faz parte do quadro, que é fixado no mesmo. Isso ajuda a diminuir o peso da moto, uma das principais características da Panigale, com apenas 169 kg a seco e 193 kg em ordem de marcha - seu tanque leva até 17 litros de combustível. As suspensões são do tipo "Big Piston Fork", na dianteira, que otimiza o desempenho "racing" da moto, acompanhada por monoamortecedor Sachs, na traseira - ambos com múltiplas regulagens. Visualmente, a 899 lebra muito a 1199, mas alguns detalhes como a balança duplobraço, que liga o chassi a roda traseira, mostram um modelo mais acessível. Na 1199, é utilizado um sistema monobraço. ABS, quick-shift, controle de tração, acelerador eletrônico, controle de freio motor e modos de potência estão presentes no pacote tecnológico da esportiva. Na Europa, o modelo chegou às lojas em outubro com as opções de cores branco ou vermelha. A 1199 Panigale está à venda no Brasil desde julho, por a partir de R$ 79.900.