A indiana Hero Motor Corp, uma das principais fabricantes de motos do mundo, anunciou nesta segunda-feira (1) a compra de 49,2% da Erick Buell Racing (EBR) por US$ 25 milhões. De acordo com a Hero, o objetivo do negócio é alavancar uma rápida expansão global para a marca indiana, que pretende alcançar vendas globais de 10 milhões de motos nos próximos anos.
Com a transação, a Hero passará a ter executivos na EBR, empresa de remanescente da antiga Buell, que pertencia ao grupo Harley-Davidson e fechou as portas em 2009. Meses depois, o fundador da empresa, Erik Buell, ressurgiu com a Erik Buell Racing fabricando modelos exclusivos para competições, que depois passaram a versões de rua também. Segundo a Hero, Erik continuará como CEO da EBR.
O investimento na Buell está sendo feito pela nova subsidiária da empresa indiana nos Estados Unidos. Os primeiros US$ 15 milhões já foram injetados, enquanto os US$ 10 milhões restantes serão aportados nos próximos nove meses. Ambas marcas possuem parcerias desde 2012, entre elas, a transferência de tecnologia.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Ducati abre primeira loja no Brasil e moto 'de entrada' parte de R$ 37.900
Após iniciar operação própria no Brasil no final de 2012, a Ducati acaba de abrir sua primeira concessionária no país, em São Paulo. Com a inauguração, a empresa também lançou a Monster 796, por R$ 37.900. Montada em Manaus, a moto é o modelo "de entrada" da fabricante de motos de luxo no Brasil. Além dela, a italiana Ducati também comercializa a Diavel, a partir de R$ 56.900.
Para a inauguração do show room Ducati Cidade Jardim, o novo CEO da empresa, Claudio Domenicali, veio a São Paulo para participar da solenidade, nesta terça-feira (18). "Em cinco anos o Brasil será responsável por 7% das vendas mundiais da marca", disse Domenicali sobre as previsões da empresa que atua em 80 países.
Fundada em 1926, a Ducati trabalha no segmento de modelos de luxo, ou premium, e foi adquirida pela Audi no ano passado. Apesar de mundialmente não ser a moto mais barata da empresa, já que existem versões mais básicas dela no mundo, a Monster 796 chega para ser o modelo base da empresa no país.
"Apesar de não termos números definidos, a Monster deve ser nossa moto mais vendida no Brasil", explica Ricardo Susini, diretor geral da Ducati Brasil. O executivo ainda confirmou que a aventureira Multistrada será a próxima a ser nacionalizada. "Em um primeiro momento da Multistrada virá importada, mas em dezembro começamos a montagem em Manaus", acrescenta Susini.
terça-feira, 11 de junho de 2013
Harley-Davidson de Steve McQueen será leiloada nos Estados Unidos
Um modelo raro da Harley-Davidson que pertenceu ao ator Steve McQueen será leiloado em Santa Monica, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 27 de julho. A VL 74 foi produzida em 1931 e é considerada um dos modelos mais populares da marca norte-americana. O americano trabalhava na restauração do veículo na época de sua morte, em 1980.
Esta Harley possui motor V2, original, de 1.200 cilindradas e câmbio de 3 marchas, trazendo também uma rara placa de licenciamento da California de 1931. Segundo a organizadora do evento, a Mecum Auctions, a moto não está em condições de uso. A H-D foi a leilão pela primeira vez em 1984 e possui todos os documentos, inclusive um certificado de autenticidade.
Além da moto, outros objetos que pertenciam ao ator serão leiloados. Astro de cinema, McQueen, que morreu em 1980, também era reconhecido piloto de carros e motos, inclusive, utilizando suas habilidades em filmes.
Empresa lança moto elétrica que chega a 241 km/h por US$ 56,5 mil
A empresa Mission Motorcycles apresentou, nos Estados Unidos, sua nova geração de motos esportivas elétricas desenvolvidas para rodar nas ruas. De acordo com a fabricante americana, os modelos R e RS trazem o que existe de mais evoluído no segmento de motocicletas elétricas. A top de linha RS custa US$ 56.499, na versão standard, e US$ 72.499, com pacote para competições.
A velocidade final do modelo é de 241 km/h movido por motor elétrico que gera 120 kW, equivalente a 163,2 cavalos de potência. Segundo a Mission, a moto faz de 0 a 60 milhas/h (96,5 km/h) em 3 segundos. O modelo pode ser emplacado e, em condução rotineira em estradas e cidade, pode rodar até 225 km com a carga de uma bateria - a recarga é feita em qualquer tomada.
"A indústria de motocicletas parece estar estagnada, onde os destaques são apenas pequenas melhorias. Somente combinando a expressão mais limpa de força bruta, fornecida por um motor elétrico, com a conectividade que esperamos, alguém pode realmente evoluir a moto no século 21. E este é precisamente nosso objetivo", disse o presidente da Mission Motorcycles, em comunicado.
A empresa baseada em São Francisco disponibiliza apenas 40 unidades da RS. O modelo top de linha possui o chamado pacote GP, que traz freios e suspensões de alta performance para competição. Com câmbio de apenas uma velocidade, a moto oferece torque de 16,59 kgfm instantâneamente nas primeias rotações do motor.
Entre os dispositivos eletrônicos, estão freios que regeneram a energia nas frenagens e conexão direta com a internet. A nova linha Mission é baseada nos protótipos que dominaram competição para motos elétricas em Laguna Seca, em 2011. "Por dois anos, motociclistas pediram para que colocássemos a moto de corrida da Mission no mercado. E por este tempo, os desapontamos. Agora, a espera acabou", disse Jit Bhattacharya, presidente da Mission Motors, empresa parceira da Mission Motorcycles.
De acordo com a empresa, as RS serão entregues no verão americano de 2014 e, em seguida, os modelo R. A fabricante informa que garante a entrega para todos os lugares dos Estados Unidos e que aceita pedidos de outros países.
Fonte e matéria completa em: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/06/empresa-lanca-moto-eletrica-que-chega-241-kmh-por-us-565-mil.html
Yamaha lança moto esportiva com motor de 3 cilindros
“Nascida no lado escuro do Japão.” Com este slogan de “bad boy” ou “bad girl”, a Yamaha apresentou, nesta terça-feira (11), o modelo MT-09, que traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc. “A moto não representa apenas o início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT”, diz a Yamaha em nota.
Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no protótipo apresentado no Salão de Colônia no ano passado.
De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear.
Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle, por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque, a moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu desenvolver um quadro compacto e fácil de manusear.
Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma nova transmissão, projetado especificamente para atender a este motor. “A nova transmissão é o acessório ideal para a resposta instantânea do motor e o binário elevado nas velocidades baixas e médias. O resultado é uma aceleração instantânea e uma experiência de condução desportiva emocionante”, diz a Yamaha na apresentação do novo modelo.
O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem autonomia à moto de 240 km, de acordo com a Yamaha.
Fonte e matéria completa em: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/06/yamaha-lanca-moto-esportiva-com-motor-de-3-cilindros.html
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