terça-feira, 11 de junho de 2013

Empresa lança moto elétrica que chega a 241 km/h por US$ 56,5 mil



A empresa Mission Motorcycles apresentou, nos Estados Unidos, sua nova geração de motos esportivas elétricas desenvolvidas para rodar nas ruas. De acordo com a fabricante americana, os modelos R e RS trazem o que existe de mais evoluído no segmento de motocicletas elétricas. A top de linha RS custa US$ 56.499, na versão standard, e US$ 72.499, com pacote para competições. A velocidade final do modelo é de 241 km/h movido por motor elétrico que gera 120 kW, equivalente a 163,2 cavalos de potência. Segundo a Mission, a moto faz de 0 a 60 milhas/h (96,5 km/h) em 3 segundos. O modelo pode ser emplacado e, em condução rotineira em estradas e cidade, pode rodar até 225 km com a carga de uma bateria - a recarga é feita em qualquer tomada. "A indústria de motocicletas parece estar estagnada, onde os destaques são apenas pequenas melhorias. Somente combinando a expressão mais limpa de força bruta, fornecida por um motor elétrico, com a conectividade que esperamos, alguém pode realmente evoluir a moto no século 21. E este é precisamente nosso objetivo", disse o presidente da Mission Motorcycles, em comunicado. A empresa baseada em São Francisco disponibiliza apenas 40 unidades da RS. O modelo top de linha possui o chamado pacote GP, que traz freios e suspensões de alta performance para competição. Com câmbio de apenas uma velocidade, a moto oferece torque de 16,59 kgfm instantâneamente nas primeias rotações do motor. Entre os dispositivos eletrônicos, estão freios que regeneram a energia nas frenagens e conexão direta com a internet. A nova linha Mission é baseada nos protótipos que dominaram competição para motos elétricas em Laguna Seca, em 2011. "Por dois anos, motociclistas pediram para que colocássemos a moto de corrida da Mission no mercado. E por este tempo, os desapontamos. Agora, a espera acabou", disse Jit Bhattacharya, presidente da Mission Motors, empresa parceira da Mission Motorcycles. De acordo com a empresa, as RS serão entregues no verão americano de 2014 e, em seguida, os modelo R. A fabricante informa que garante a entrega para todos os lugares dos Estados Unidos e que aceita pedidos de outros países.

Yamaha lança moto esportiva com motor de 3 cilindros



“Nascida no lado escuro do Japão.” Com este slogan de “bad boy” ou “bad girl”, a Yamaha apresentou, nesta terça-feira (11), o modelo MT-09, que traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc. “A moto não representa apenas o início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT”, diz a Yamaha em nota. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no protótipo apresentado no Salão de Colônia no ano passado. De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear. Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle, por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque, a moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu desenvolver um quadro compacto e fácil de manusear. Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma nova transmissão, projetado especificamente para atender a este motor. “A nova transmissão é o acessório ideal para a resposta instantânea do motor e o binário elevado nas velocidades baixas e médias. O resultado é uma aceleração instantânea e uma experiência de condução desportiva emocionante”, diz a Yamaha na apresentação do novo modelo. O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem autonomia à moto de 240 km, de acordo com a Yamaha.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Protótipo de scooter elétrico leva passageiro na dianteira



Uma parceria entre universidades da Alemanha e de Cingapura deu origem ao protótipo VOI, um scooter movido a energia elétrica que leva o passageiro na dianteira - as tradicionais motos carregam o garupa na parte traseira. Além disso, o veículo possui capota neste compartimento dianteiro, protegendo o ocupante das intempéries do clima. De acordo com os criadores, o VOI foi concebido para unir a praticidade e agilidade de um scooter com o conforto e proteção de uma carro - para o passageiro. O projeto é fruto de trabalho da "Technische Universitat Munchen" (Universidade Técnica de Munique), na Alemanha, e a "Nanyang Technological University" (Universidade de Tecnologia de Nanyang) de Cingapura.

Soviética de 1948 é eleita a melhor moto em concurso de raridades



Após a BMW apresentra o novo conceito Ninety no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", tradicional evento de carros e motos clássicos, na Itália, um modelo soviético de 1948 foi eleito pelo júri como a melhor moto do festival. Apesar de ter sido produzida na extinta União Soviética, a inspiração da IMZ M-35K é alemã, pois foi baseada na BMW R 71. O motor no estilo boxer, com pistões dispostos horizontalmente, deixam claro a influência da BMW, conhecida por utilizar esta configuração até hoje - a empresa é a patrocinadora do concurso, realizado no final de semana passado. Sua cilindrada na M-35K é de 350 cilindradas. A empresa IMZ é conhecida atualmente pelo nome de Ural.

domingo, 26 de maio de 2013

Suzuki apresenta nova linha Boss



A Suzuki apresentou nesta sexta-feira (24), nos Estados Unidos, uma nova gama de modelos chamados de Boss - a grafia é B.O.S.S. As três opções de motos custom são a evolução da linha Boulevard, que conta com as novas M109R, C90 e C50. O destaque é a M109R Boss, que motor V2 de 1.783 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida - a empresa não divulga as cifras de potência e torque. A motocicleta conta com caraterísticas mais esportivas, se encaixando no segmento das cruisers, e seu visual utiliza misto de amarelo e preto. Uma proposta mais touring, ou seja, para fazer turismo em longas viagens é a C90, que tem a variação C90T, com bolha na dianteira. Para completar, a C50 traz o estilo mais clássico das custom. Os motores são menores em relação ao da M109R; a C90 possui um V2 de 1.462 cilindradas, enquanto a C50 traz motor V2 de 805 cilindradas. A sigla B.O.S.S. já era utilizada na gama 2013 da marca, mas apenas na C90.