terça-feira, 11 de junho de 2013

Yamaha lança moto esportiva com motor de 3 cilindros



“Nascida no lado escuro do Japão.” Com este slogan de “bad boy” ou “bad girl”, a Yamaha apresentou, nesta terça-feira (11), o modelo MT-09, que traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc. “A moto não representa apenas o início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT”, diz a Yamaha em nota. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no protótipo apresentado no Salão de Colônia no ano passado. De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear. Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle, por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque, a moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu desenvolver um quadro compacto e fácil de manusear. Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma nova transmissão, projetado especificamente para atender a este motor. “A nova transmissão é o acessório ideal para a resposta instantânea do motor e o binário elevado nas velocidades baixas e médias. O resultado é uma aceleração instantânea e uma experiência de condução desportiva emocionante”, diz a Yamaha na apresentação do novo modelo. O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem autonomia à moto de 240 km, de acordo com a Yamaha.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Protótipo de scooter elétrico leva passageiro na dianteira



Uma parceria entre universidades da Alemanha e de Cingapura deu origem ao protótipo VOI, um scooter movido a energia elétrica que leva o passageiro na dianteira - as tradicionais motos carregam o garupa na parte traseira. Além disso, o veículo possui capota neste compartimento dianteiro, protegendo o ocupante das intempéries do clima. De acordo com os criadores, o VOI foi concebido para unir a praticidade e agilidade de um scooter com o conforto e proteção de uma carro - para o passageiro. O projeto é fruto de trabalho da "Technische Universitat Munchen" (Universidade Técnica de Munique), na Alemanha, e a "Nanyang Technological University" (Universidade de Tecnologia de Nanyang) de Cingapura.

Soviética de 1948 é eleita a melhor moto em concurso de raridades



Após a BMW apresentra o novo conceito Ninety no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", tradicional evento de carros e motos clássicos, na Itália, um modelo soviético de 1948 foi eleito pelo júri como a melhor moto do festival. Apesar de ter sido produzida na extinta União Soviética, a inspiração da IMZ M-35K é alemã, pois foi baseada na BMW R 71. O motor no estilo boxer, com pistões dispostos horizontalmente, deixam claro a influência da BMW, conhecida por utilizar esta configuração até hoje - a empresa é a patrocinadora do concurso, realizado no final de semana passado. Sua cilindrada na M-35K é de 350 cilindradas. A empresa IMZ é conhecida atualmente pelo nome de Ural.

domingo, 26 de maio de 2013

Suzuki apresenta nova linha Boss



A Suzuki apresentou nesta sexta-feira (24), nos Estados Unidos, uma nova gama de modelos chamados de Boss - a grafia é B.O.S.S. As três opções de motos custom são a evolução da linha Boulevard, que conta com as novas M109R, C90 e C50. O destaque é a M109R Boss, que motor V2 de 1.783 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida - a empresa não divulga as cifras de potência e torque. A motocicleta conta com caraterísticas mais esportivas, se encaixando no segmento das cruisers, e seu visual utiliza misto de amarelo e preto. Uma proposta mais touring, ou seja, para fazer turismo em longas viagens é a C90, que tem a variação C90T, com bolha na dianteira. Para completar, a C50 traz o estilo mais clássico das custom. Os motores são menores em relação ao da M109R; a C90 possui um V2 de 1.462 cilindradas, enquanto a C50 traz motor V2 de 805 cilindradas. A sigla B.O.S.S. já era utilizada na gama 2013 da marca, mas apenas na C90.

BMW revela conceito para celebrar 90 anos da divisão de motos



A BMW revelou nesta sexta-feira (24) o protótipo Concept Ninety, que será exposto neste final de semana no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", na Itália, tradicional reunião de modelos clássicos. Esta motocicleta é uma homenagem aos 90 anos da BMW Motorrad, divisão de motos da fabricante, e aos 40 anos da lendária R 90 S. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands. Apesar de não divulgar detalhes técnicos do modelo, a moto está equipada com o tradicional motor boxer utilizado pela marca na aventureira R 1200 GS. Mesmo não confirmando a produção do modelo, a BMW havia anunciado em 2012, durante o Salão de Milão, a pretensão de lançar uma moto no estilo Café Racer, mesma tendência que segue a Ninety. Além do grande motor boxer, se destaca em seu visual a bolha dianteira esportiva que remete à R 90 S, primeira moto a contar com carenagens, informa a fabricante. Lançada em 1973, a R 90 S ultrapassava os 200 km/h. Para completar a homenagem, a Ninety traz o logotipo "R 90 S" em seu conjunto.