Uma parceria entre universidades da Alemanha e de Cingapura deu origem ao protótipo VOI, um scooter movido a energia elétrica que leva o passageiro na dianteira - as tradicionais motos carregam o garupa na parte traseira. Além disso, o veículo possui capota neste compartimento dianteiro, protegendo o ocupante das intempéries do clima.
De acordo com os criadores, o VOI foi concebido para unir a praticidade e agilidade de um scooter com o conforto e proteção de uma carro - para o passageiro. O projeto é fruto de trabalho da "Technische Universitat Munchen" (Universidade Técnica de Munique), na Alemanha, e a "Nanyang Technological University" (Universidade de Tecnologia de Nanyang) de Cingapura.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Soviética de 1948 é eleita a melhor moto em concurso de raridades
Após a BMW apresentra o novo conceito Ninety no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", tradicional evento de carros e motos clássicos, na Itália, um modelo soviético de 1948 foi eleito pelo júri como a melhor moto do festival. Apesar de ter sido produzida na extinta União Soviética, a inspiração da IMZ M-35K é alemã, pois foi baseada na BMW R 71.
O motor no estilo boxer, com pistões dispostos horizontalmente, deixam claro a influência da BMW, conhecida por utilizar esta configuração até hoje - a empresa é a patrocinadora do concurso, realizado no final de semana passado. Sua cilindrada na M-35K é de 350 cilindradas. A empresa IMZ é conhecida atualmente pelo nome de Ural.
domingo, 26 de maio de 2013
Suzuki apresenta nova linha Boss
A Suzuki apresentou nesta sexta-feira (24), nos Estados Unidos, uma nova gama de modelos chamados de Boss - a grafia é B.O.S.S. As três opções de motos custom são a evolução da linha Boulevard, que conta com as novas M109R, C90 e C50. O destaque é a M109R Boss, que motor V2 de 1.783 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida - a empresa não divulga as cifras de potência e torque.
A motocicleta conta com caraterísticas mais esportivas, se encaixando no segmento das cruisers, e seu visual utiliza misto de amarelo e preto. Uma proposta mais touring, ou seja, para fazer turismo em longas viagens é a C90, que tem a variação C90T, com bolha na dianteira. Para completar, a C50 traz o estilo mais clássico das custom.
Os motores são menores em relação ao da M109R; a C90 possui um V2 de 1.462 cilindradas, enquanto a C50 traz motor V2 de 805 cilindradas. A sigla B.O.S.S. já era utilizada na gama 2013 da marca, mas apenas na C90.
BMW revela conceito para celebrar 90 anos da divisão de motos
A BMW revelou nesta sexta-feira (24) o protótipo Concept Ninety, que será exposto neste final de semana no "Concorso d’Eleganza Villa d’Este", na Itália, tradicional reunião de modelos clássicos. Esta motocicleta é uma homenagem aos 90 anos da BMW Motorrad, divisão de motos da fabricante, e aos 40 anos da lendária R 90 S. O modelo foi desenvolvido em parceria com a oficina de customização Roland Sands.
Apesar de não divulgar detalhes técnicos do modelo, a moto está equipada com o tradicional motor boxer utilizado pela marca na aventureira R 1200 GS. Mesmo não confirmando a produção do modelo, a BMW havia anunciado em 2012, durante o Salão de Milão, a pretensão de lançar uma moto no estilo Café Racer, mesma tendência que segue a Ninety.
Além do grande motor boxer, se destaca em seu visual a bolha dianteira esportiva que remete à R 90 S, primeira moto a contar com carenagens, informa a fabricante. Lançada em 1973, a R 90 S ultrapassava os 200 km/h. Para completar a homenagem, a Ninety traz o logotipo "R 90 S" em seu conjunto.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Veja top 10 do mundial de motos customizadas de 2013
O tradicional campeonato mundial de motos customizadas chegou a sua 10ª edição e, pela primeira vez, foi realizado na Europa. Chamado de "World Championship of Custom Bike Building", ocorreu em Essen, na Alemanha, com a presença de 105 competidores de vários países, como Estados Unidos, Japão, Irlanda e Itália. De acordo com a organização, foram 122 motos, divididas em 5 classes, de 23 países diferentes.
Na categoria principal, a Freestyle, a vencedora foi a oficina Medaza Cycles dos irlandeses Don Cronin e Michael O'Shea. Eles criaram a Rondine utilizando uma o motor de uma italiana Moto Guzzi Nuovo Falcone 500 de 1971. Na dianteira, foi utilizada a balança - peça que normalmente liga o chassi à roda traseira - de uma Harley-Davidson V-Rod como bengalas da suspensão dianteira.
Em 2º lugar, ficou a Tribute do Hagaruke, do francês Laurent Dutruel - ele utilizou como base uma Buell 980 de 2011. Este modelo, segundo seu criador, da oficina Zen Motorcycles, é um tributo a pilotos do século 20. Na sequência, apareceu a Gad´s Rat dos britânicos da Rocket Bobs, que utilizou como base modelo de 1979.
Assinar:
Postagens (Atom)