segunda-feira, 1 de abril de 2013

Primeira Ducati ‘brasileira’ começa a ser vendida por R$ 58.900


A fabricante italiana de motos Ducati iniciou a pré-venda da Ducati Diavel no Brasil. Esta motocicleta é a primeira a ser montada no Brasil, em parceria com a empresa brasileira Dafra, em Manaus, e custa R$ 58.900 na versão standard – a versão Carbon sai por R$ 69.900. De acordo com a Ducati, a pré-venda foi liberada para loja Perfect Motors, em São Paulo, também responsável por realizar a assistência técnica da marca no país. “Iniciamos as vendas apenas da Diavel, pela alta demanda, especialmente após a exposição em Jurerê (Florianópolis). A Diavel foi, com grande vantagem, o modelo de maior sucesso neste período em que mostramos nosso futuro line-up”, explicou Ricardo Susini, diretor-geral da Ducati no Brasil. Além disso, este é o único modelo que já possui disponibilidade imediata, informou o executivo. 

A Diavel já está sendo montada na fábrica da Dafra e chega ao país pelo sistema CKD (Complete Knock Down), no qual a motocicleta chega totalmente desmontada. Desde o final de 2012, a Ducati trabalha com subsidária própria no Brasil, após término de parceria com o Grupo Izzo. A transição gerou problemas aos consumidores, que ficaram um período sem assistência técnica. Antes da Diavel ser montada em Manaus, ela custava cerca de R$ 75.900 (standard) e R$ 82.900 (Carbon), quando era vendida pelo Grupo Izzo. O local para a primeira concessionária da empresa no Brasil também já foi definido. Com previsão de inaugurar até o início de abril, na região dos Jardins, em São Paulo. “Optamos por liberar a Perfect Motors para vender a moto mesmo antes da abertura oficial da concessionária”, disse Susini. Entre os planos, também está a inauguração, em breve, do Ducati Service. 

Esta moto tem características peculiares, misturando os estilos esportivo, naked e custom - sua rival é a Yamaha V-Max, não disponível no Brasil. A moto vem com três modos de pilotagem que o motociclista escolhe através do punho esquerdo. Na opção Urban Riding a potência é alterada de forma instantânea e diminui para 100 CV. O controle de tração começa a fazer seu trabalho para oferecer uma dinâmica melhor para o trânsito das cidades, aproveitando o que o motor pode oferecer, além de evitar acidentes. No modo Touring Riding a potência gerada por seu motor bicilíndrico de 1.198 cm³ volta aos 162 CV. De acordo com a Ducati, isso oferece mais conforto para viagens longas. No Sport Riding, a Diavel oferece respostas mais rápidas para o acelerador.

Honda CRF 250L chega ao Brasil por R$ 18.490


A Honda divulgou nesta quinta-feira (28) o preço da nova CRF 250L, que tem previsão de chegar às lojas no começo de maio. Revelada no Salão de Tóquio de 2011, a moto trail desembarca no país em versão única, com preço de R$ 18.490. Importado da Tailândia, o modelo tem proposta de de uso misto, tanto na terra como asfalto. Seu motor é o mesmo da CBR 250R, porém, teve desempenho alterado e gera 23 cavalos de potência - na CBR são 26 cv. A CRF não tem freios ABS. Com refrigeração líquida e injeção eletrônica, o monocilíndrico tem 2,2 kgfm de torque. Sua configuração conta com 4 válvulas e, segundo a marca, possui tecnologia de baixa fricção que permite consumo baixo de combustível. Os números fornecidos pela Honda no Japão apontam consumo de 44,3 km/l em velocidade constante de 60 km/h. Suas características são similares a da extinta Tornado, que saiu de linha para a chegada da XRE 300, moto com caráter mais confortável e menos off-road. No entanto, a tecnologia da CRF 250L é muito superior a tornado. A suspensão dianteira é do tipo invertida, que tem melhor absorção de impactos. A moto também conta com freios a disco na dianteira e na traseira. Em novembro, a Honda havia divulgado que a moto chegaria em fevereiro ao Brasil, mas a previsão acabou atrasando. 

Suzuki lança nova GS120, sua moto mais barata, por R$ 3.990


A Suzuki revelou nesta segunda-feira (1) seu primeiro lançamento de 2013 para o mercado brasileiro. Com objetivo de ser um produto utilitário e ter grande volume de vendas, a inédita GS120 chega por R$ 3.990, em meados de maio. Seu conjunto é básico e conta com motor de 113 cilindradas carburado, partida a pedal e freios simples, com sistema a tambor, em ambas as rodas. Pelo preço e conjunto, a moto pode rivalizar com a Honda Pop 100, vendida a R$ 4.190. A GS 120 conta com rodas raiadas e o câmbio é manual de quatro velocidades, do tipo sequencial, igual aos modelos do estilo cub, como Honda Biz e Yamaha Crypton. Seu comprimento total é de 1.900 mm, a largura de 750 mm e o entre-eixos de 1.215 mm. Com tamanho diminuto, a GS120 tem apenas 107 kg em ordem de marcha, com fluídos e combustível – seu tanque comporta até 9,2 litros. A altura do assento é baixa, com 766 mm em relação ao solo. Para atender às regras de emissões de poluentes do Brasil, o motor de 8,43 cv e 0,88 kgfm de torque conta com catalisador no escapamento. De acordo com a empresa, a GS120 ajudará a dar volume de vendas a seus concessionários, que vão receber as primeiras unidades em maio. No entanto, a Suzuki já iniciou a comercialização de consórcio para a moto. Existe um plano de 60 meses, com parcelas de R$ 85,29, e outro de 72 meses, com mensalidades de R$ 71,88, ambos pelo Consórcio Nacional Suzuki. As cores disponíveis são vermelho, azul, preta, cinza e branca. O volume de vendas esperado não foi divulgado pela empresa.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Nova geração da BMW R 1200 GS chega ao Brasil em abril



Principal moto da BMW, a R 1200 GS terá sua nova geração no Brasil a partir de abril, informou a empresa nesta terça-feira (12) ao G1. O modelo mais vendido da fabricante alemã no mundo passou por profundas mudanças em seu conjunto, que fez estreia no Salão de Colônia 2012, na Alemanha. A empresa ainda não divulgou dados de preço da moto aventureira, nem com quais configurações a moto será vendida no país, mas a rede de concessionárias já está passando por treinamentos para atender aos clientes. Na Europa, a moto começou a ser vendida em março, com preço partindo de 14.100 euros na Alemanha. O pacote top de linha, que inclui nova suspensão semiativa com ajuste eletrônico e controle de estabilidade, custa 16.100 euros - os freios ABS são de série. 

O novo motor passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque, com preço a partir de R$ 70.900. Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure - ainda não presentes no país. Outras concorrentes são Triumph Tiger Explorer, Yamaha Super Ténéré, Kawasaki Versys 1000 e Honda VFR 1200X Crosstourer - todas já disponíveis no país. De acordo com a marca, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados às carenagens, juntando-se ao sistema que já tinha injeção eletrônica. Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. 

O câmbio é de seis marchas. Suspensões semi-ativas O sistema de amortecimento foi recalibrado e passam a contar com sistema semiativo eletrônico - no modelo anterior a suspensão era somente eletrônica. Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente. Seu chassi também é totalmente novo e conta com nova estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW. O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito.